Primeira geração foi vendida no Brasil entre 2013 e 2019; relembre suas principais características Segundo modelo fabricado pela Hyundai no Brasil, o HB20S foi lançado em abril de 2013 para concorrer no segmento de sedãs compactos — na época, os seus principais rivais eram Chevrolet Prisma de segunda geração, Fiat Grand Siena, Ford Ka+, Renault Logan, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage.
Embora a Hyundai trate o HB20S produzido entre 2013 e 2019 como a primeira geração do sedã, vale destacar que, assim como o hatch, o sedã manteve a mesma plataforma nas duas profundas reestilizações – lançadas em 2019 e 2022 – consideradas como se fossem novas gerações.
Hyundai HB20S lançado no final de 2019 é outra geração, mas tem a mesma plataforma da anterior
Divulgação
Desde o seu lançamento, o HB20S figura entre os sedãs compactos mais vendidos do Brasil. Em 2023, o modelo ficou na segunda posição do segmento, com 30.281 emplacamentos, atrás apenas do Fiat Cronos (50.755 unidades). Na parcial de janeiro a junho de 2024, o HB20S soma 14.081 unidades vendidas, segundo a Fenabrave (associação que representa os concessionários).
Initial plugin text
Design, tamanho do porta-malas e desempenho do motor 1.6 são alguns dos atributos mais lembrados pelos donos do Hyundai HB20S. Os proprietários também elogiam a robustez mecânica e a boa aceitação do sedã no mercado de veículos usados. Por outro lado, alguns consumidores reclamam do espaço para os passageiros no banco traseiro e do preço do seguro em algumas regiões do país.
Hyundai HB20S tinha proporções honestas para sua época
Divulgação
Medindo 4,23 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de distância entre-eixos, o Hyundai HB20S tem um porta-malas de 450 litros de capacidade e pesa menos de 1.100 kg, mesmo nas versões mais equipadas.
Motorizações
Hyundai HB20S antecipou tendência ao oferecer motor de três cilindros
Divulgação
O Hyundai HB20S foi o primeiro sedã fabricado no Brasil com motor de três cilindros. O propulsor flex de 1,0 litro aspirado gera até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque. Nas versões mais equipadas, o HB20S é movido pelo 1.6 flex aspirado de quatro cilindros de 128 cv e 16,5 kgfm de torque.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
As duas motorizações são combinadas ao câmbio manual de cinco marchas, mas a 1.6 também pode ser encontrada com transmissão automática de quatro velocidades. Na reestilização promovida em 2015, a linha Hyundai passou a ser vendida com novos câmbios manual de cinco marchas e automático de seis.
Em 2016, tanto o hatch HB20 quanto o sedã HB20S, ganharam uma nova motorização 1.0 turboflex. O propulsor, que era uma versão atualizada do motor 1.0 aspirado, entregava 105 cv e 16 kgfm, sempre com transmissão manual de seis velocidades.
Reestilização e novos equipamentos
Hyundai HB20S era reconhecido pelo bom pacote de equipamentos
Divulgação
Além dos novos câmbios, a reestilização de 2015 também trouxe novidades visuais e de conteúdo. A dianteira foi atualizada com para-choque redesenhado e grade frontal maior em formato hexagonal. As lanternas traseiras receberam novo arranjo luminoso nas versões com motor 1.6, que passou a ter o sistema de partida a frio, eliminando o tanquinho auxiliar de gasolina.
HB20 e HB20S também passaram por melhorias no acabamento interno, ganharam a opção de airbags laterais e da central multimídia compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Car Link para espelhamento de smartphones. As versões topo de linha com motorização 1.6 saíam de fábrica com ar-condicionado digital, rebatimento elétrico dos retrovisores e bancos revestidos de couro marrom.
Tabela Fipe Hyundai HB20S 1ª geração
Linha 2013
Premium 1.6 Flex 16V Mec. 4p: R$ 41.908
Premium 1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 46.148
Linha 2014
C.Plus/C.Style1.0 Flex 12V Mec. 4P: R$ 41.181
Copa do Mundo 1.0 Flex 12V Mec.: R$ 42.501
Copa do Mundo 1.6 Flex 16V Mec.: R$ 45.122
C.Plus/C.Style 1.6 Flex 16V Mec.4p: R$ 46.713
Premium 1.6 Flex 16V Mec. 4p: R$ 48.433
C.Style/C.Plus1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 49.268
Premium 1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 50.510
Copa do Mundo 1.6 Flex 16V Aut.: R$ 51.684
Linha 2015
For You 1.0 Flex 12V 4p: R$ 42.048
C.Plus/C.Style1.0 Flex 12V Mec. 4P: R$ 44.166
Copa do Mundo 1.0 Flex 12V Mec.: R$ 46.035
Impress 1.6 Flex 16v Mec.: R$ 47.503
Copa do Mundo 1.6 Flex 16V Mec.: R$ 48.723
Impress 1.6 Flex 16V Aut.: R$ 48.895
C.Plus/C.Style 1.6 Flex 16V Mec.4p: R$ 49.397
Premium 1.6 Flex 16V Mec. 4p: R$ 51.727
Premium 1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 53.506
Copa do Mundo 1.6 Flex 16V Aut.: R$ 53.690
Linha 2016
Comfort Style 1.0 TB Flex 12V Mec.: R$ 48.622
C.Plus/C.Style1.0 Flex 12V Mec. 4P: R$ 50.748
C.Plus/C.Style 1.6 Flex 16V Mec.4p: R$ 55.592
Premium 1.6 Flex 16V Mec. 4p: R$ 56.230
C.Style/C.Plus1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 58.929
Premium 1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 60.088
Linha 2017
Comfort Style 1.0 TB Flex 12V Mec.: R$ 50.016
C.Plus/C.Style1.0 Flex 12V Mec. 4P: R$ 52.586
Comfort Plus 1.0 TB Flex 12V Mec.: R$ 52.
C.Plus/C.Style 1.6 Flex 16V Mec.4p: R$ 58.010
Ocean 1.6 Flex 16V 4p Mec.: R$ 60.579
C.Style/C.Plus1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 61.411
Ocean 1.6 Flex 16v 4p Aut.: R$ 61.512
Premium 1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 61.721
Linha 2018
5 Anos 1.0 Flex 12V Mec.: R$ 54.555
C.Plus/C.Style1.0 Flex 12V Mec. 4P: R$ 55.474
Comfort Plus 1.0 TB Flex 12V Mec.: R$ 56.298
C.Plus/C.Style 1.6 Flex 16V Mec.4p: R$ 60.487
5 Anos 1.6 Flex 16V Aut.: R$ 61.128
C.Style/C.Plus1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 64.432
Style 1.6 Flex 16V Aut.: R$ 64.930
Premium 1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 67.580
Linha 2019
Unique 1.0 Flex 12V Mec.: R$ 55.303
C.Plus/C.Style1.0 Flex 12V Mec. 4P: R$ 59.803
Copa do Mundo 1.0 Flex 12V Mec.: R$ 60.041
Comfort Plus 1.0 TB Flex 12V Mec.: R$ 61.452
C.Plus/C.Style 1.6 Flex 16V Mec.4p: R$ 64.261
1 Million 1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 64.977
Copa do Mundo 1.6 Flex 16V Aut.: R$ 66.504
C.Style/C.Plus1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 67.134
Style 1.6 Flex 16V Aut.: R$ 68.566
Premium 1.6 Flex 16V Aut. 4p: R$ 69.664
Vale a pena investir no Hyundai HB20S usado?
O sedã é um carro de visual agradável e boa dirigibilidade, com porta-malas espaçoso e mecânica confiável. As peças de reposição do Hyundai HB20S são encontradas facilmente e praticamente todas as oficinas bem equipadas fazem a manutenção do modelo sem dificuldades. Outro ponto positivo é a boa liquidez no mercado de usados na hora de vender o sedã.
Autoesporte recomenda
Hyundai HB20S é um bom carro, mas evite adquirir unidades utilizadas em aplicativos de carona
Divulgação
O Hyundai HB20S foi comercializado em várias versões, o que amplia a oferta de opções no mercado. Tenha cuidado na hora de avaliar carros com a motorização 1.0, a mais utilizada por motoristas de aplicativo, o que aumenta o risco de adquirir um veículo que rodou altas quilometragens sem passar pelas manutenções preventivas indicadas pelo fabricante.
As versões com o motor 1.0 turbo sem injeção direta (não é o mesmo motor TGDI introduzido em 2019) também merecem cautela por não terem a mesma liquidez das demais motorizações.
As configurações com motor 1.6 são as mais indicadas por serem mais equipadas, principalmente a partir da linha 2016, atualizada visualmente e com novos itens de série.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More