O HB20 eliminou o Volkswagen Polo e o Citroën C3. Já o Peugeot 208 mediu forças com o Chevrolet Onix e Renault Stepway Chegamos ao jogo final do torneio. Estádio cheio, torcida de pé e ansiedade para saber qual dos hatches vai se sagrar campeão. Os dois postulantes ao título chegam com campanhas parecidas. Logo de cara, o Hyundai HB20 eliminou o Volkswagen Polo. Depois, passou com certa facilidade pelo Citroën C3. Já o Peugeot 208 mediu forças com o Chevrolet Onix e, contrariando as expectativas, venceu. Na fase seguinte, não deu chances ao Renault Stepway.
Para a grande decisão, HB20 e 208 chegam com força máxima. O Hyundai conta com maior apoio popular. Afinal, é o carro de passeio mais vendido no Brasil. E, mesmo que a reestilização ainda seja bastante recente, lançada em julho, as ruas já começam a ser tomadas pelo hatch com visual atualizado (e mais agradável aos olhos).
Copa 1.0 – Hyundai HB20 – Facelift trouxe novamente a harmonia ao design do HB20
Bruno Guerreiro
É mais difícil encontrar o 208 rodando por aí. Mas isso tende a mudar após a substituição feita pela Stellantis. Com o motor 1.0 Firefly emprestado do Fiat Argo, o Peugeot ganhou novo fôlego e versões mais baratas, inclusive a Style, aqui presente. Ainda assim, o hatch fica posicionado um pouco acima dos rivais diretos — é R$ 5 mil mais caro do que o HB20 Comfort.
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Mas justifica o investimento adicional com equipamentos únicos no segmento, como teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escurecido.
No caso do Hyundai, a economia é logo percebida na lista de itens de série mais enxuta. Volante fixo, rodas de ferro com calotas e nenhum auxílio para estacionar podem causar certo incômodo ao motorista. O desconforto tende a ser superado com a boa posição para dirigir e o volante de boa pegada, que tem direção leve e direta.
Hyundai HB20 passou por uma transformação muito grande no visual
Bruno Guerreiro
O câmbio manual tem engates mais precisos do que os do Peugeot, no entanto o desempenho não é tão bom, apesar dos 5 cv extras. Esse cenário é semelhante ao das semifinais, já que 208 e C3 possuem o mesmo conjunto mecânico.
E o resultado também se repete, com vantagem para o oponente. O Peugeot é um carro mais agradável de dirigir. Quanto a desempenho, o do HB20 não é tão satisfatório; é preciso esticar algumas marchas para que o motor 1.0 consiga entregar os 80 cv e 10,2 kgfm. A consequência disso é um consumo de combustível ligeiramente mais alto. O HB20 dá o troco com um porta-malas 35 litros maior (300 l contra 265 l).
Copa 1.0 – Peugeot 208 – Mesmo tendo sido lançado na Europa em 2019, o 208 continua moderno
Bruno Guerreiro
Em espaço interno e custos de revisão, os dois praticamente se equivalem. Mas o 208 destoa negativamente com peças extremamente caras, garantia menor e seguro mais alto. Essa falta dura contra o bolso do consumidor acabou definindo a partida.
Em um jogo de futebol (assim como em todos os esportes coletivos), vence o time que soma mais pontos. O 208 se sai muito bem ao trazer para o cenário dos carros 1.0 alguns equipamentos de modelos superiores, bem como a sensação de dirigir. O problema é que os custos também são dignos de segmentos superiores. Entretanto, o vice-campeonato não é demérito. Se o comprador puder bancar o Peugeot, o hatch é uma excelente escolha.
Pensando com racionalidade, o HB20 merece levantar o troféu. Pode não ser o hatch mais equipado, econômico ou de melhor desempenho, mas pontua bem em todos esses aspectos, e consegue uma regularidade típica de times campeões. Afinal, vence quem faz mais gols.
Hyundai HB20 v.s. Peugeot 208
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