Carros nacionais têm novos números de potência, torque e consumo com o início do Proconve L8 A Hyundai anuncia que HB20, HB20S e Creta estão chegando às concessionárias com motores atualizados de acordo com a nova etapa do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L8). A atual lei de emissões, válida a partir de 1° de janeiro, resultou em mudanças nos números de potência, torque e consumo dos propulsores 1.0 aspirado e turbo.
Motor 1.0 aspirado (Kappa)
Motor 1.0 aspirado equipa as versões básicas de HB20 e HB20S
Renato Durães/Autoesporte
A começar pela unidade 1.0 aspirada que equipa os modelos de entrada da família HB20 que, mesmo atualizado, segue desenvolvendo 80 cv com etanol e 75 cv com gasolina. A potência máxima agora é atingida em 6.200 rpm, contra os 6.000 rpm anteriores.
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Sobre o torque, o motor aspirado ainda desenvolve 10,2 kgfm com etanol. Quando abastecido com gasolina, os 9,4 kgfm anteriores passam a 9,6 kgfm. O consumo de combustível também foi atualizado. Confira os novos resultados abaixo:
1.0 aspirado (PL 8): 80 cv/75 cv de potência e 10,2 kgfm/9,6 kgfm de torque (etanol/gasolina)
1.0 aspirado (PL 7): 80 cv/75 cv de potência e 10,2 kgfm/9,4 kgfm de torque (etanol/gasolina)
Consumo de combustível do 1.0 aspirado Kappa (HB20 e HB20S)
Motor 1.0 turbo (TGDi)
Hyundai Creta na versão Comfort tem motor 1.0 turbo
Divulgação/Hyundai
Já o motor 1.0 turbo, que equipa as versões mais completas da família HB20 e os modelos de entrada e intermediários do Creta, passa a desenvolver 120 cv de potência com etanol e 115 cv com gasolina (contra 120 cv anteriores). Já o torque não sofreu mudanças, mantendo os 17,5 kgfm. Veja os dados:
1.0 turbo TGDi (PL 8): 120 cv/115 cv de potência e 17,5 kgfm de torque (etanol/gasolina)
1.0 turbo TGDi (PL 7): 120 cv/120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque (etanol/gasolina)
Consumo de combustível do 1.0 turbo TGDi (HB20 e HB20S)
Consumo de combustível do 1.0 turbo TGDi (Creta)
Vale lembrar que o Hyundai Creta recebeu um motor 1.6 turbo a gasolina em outubro do ano passado. Este já seguia as novas normas do Proconve L8 — portanto, não precisou ser atualizado.
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PL8 entrou em vigor em janeiro deste ano
O Proconve L8 estabeleceu, a partir de 1° de janeiro de 2025, limites mais baixos para a emissão de poluentes, como monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e outras partículas. De tal forma, o programa brasileiro agora está alinhado com o Euro 6.
Veículos produzidos até 31 de dezembro de 2024 podem ser vendidos até 31 de março deste ano. Por isso, ainda é possível encontrar unidades das famílias HB20 e Creta com as especificações técnicas anteriores.
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