Hatch compacto não é dos mais belos, mas se destaca pelo excelente pacote de equipamentos O Hyundai HB20 é um fenômeno. Além de ter sido um dos carros mais vendidos do Brasil nos últimos dez anos, o hatch colocou a marca coreana entre as grandes fabricantes do país. Um feito e tanto para um carro inédito, ainda mais vindo de uma fabricante com pouca tradição entre os brasileiros.
A Autoesporte já falou sobre o Hyundai HB20 da primeira geração como opção de carro usado. Mas agora que sua segunda geração, lançada em 2019, completa quatro anos de existência no mercado brasileiro, chegou a hora de falar sobre ela. Confira.
Visual polêmico
Segunda geração do HB20 não agradou de primeira
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Antes de revelar as façanhas do carro, vale esclarecer alguns tópicos que causaram polêmica no lançamento do HB20 em 2019. Para começar, o carro não recebeu uma nova plataforma: a Hyundai optou por uma atualização da base original do hatch. Esse é um dos motivos pelos quais muitos atestam que o HB20 não mudou de geração.
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A segunda polêmica está no design. Enquanto a primeira geração era inspirada no Elantra e até no i30, o HB20 incorporou mais características do i20. Por isso o modelo recebeu dianteira mais curta, com faróis grandes e a grade frontal deslocada, além de um grande vinco na tampa do porta-malas.
O visual não agradou à primeira vista, mas isso não impediu o hatch de continuar entre os mais vendidos do Brasil. A Hyundai correu para reestilizá-lo em 2022, quando o HB20 remodelado ainda tinha apenas dois anos de mercado.
Mecânica
Hyundai HB20 2020 é chamado de segunda geração, mas plataforma não foi mudada
Marcos Camargo/Autoesporte
O HB20 manteve os motores 1.0 e 1.6 aspirados da versão antiga após a reestilização, mas recebeu uma nova opção turbinada. Os modelos de entrada são equipados com propulsor 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas.
A versão 1.6 entrega 130 cv e 16,5 kgfm, com opção de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Por fim, a versão 1.0 turbo tem 120 cv e 17,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas.
Equipamentos
Hyundai HB20 é bem completinho até nas versões de entrada
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O Hyundai HB20 é um hatch bem equipado, mesmo nas chamadas versões “pé de boi”. A básica Sense 1.0 tem volante multifuncional, rádio simples com conexões Bluetooth, auxiliar e MP3 e computador de bordo. Assistente de partida em rampa era opcional.
As configurações intermediárias Vision 1.6 traz faróis de neblina, alarme e central multimídia com câmera de ré e pareamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay. Sensores de estacionamento são opcionais.
Por fim, o pacote Evolution incorpora airbags laterais, rodas de liga leve e sensores de estacionamento – agora como item de série.
Conforto
Porta-malas tem 300 litros de capacidade
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O HB20 tem 3,94 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos. Há espaço para quatro adultos viajarem com conforto. Um eventual quinto ocupante ficará esmagado no centro do banco traseiro.
O porta-malas tem 300 litros de capacidade, a mesma de rivais como Volkswagen Polo e Fiat Argo. Se você precisa levar mais carga, o Renault Sandero, com 320 l, talvez seja a melhor opção.
Autoesporte recomenda: Hyundai HB20 Vision 1.6 2020
Versão Vision 1.6 é uma ótima opção por R$ 70 mil
Raphael Munhoz
Após passarmos por algumas versões do HB20, o modelo Vision 1.6 de 2020 se mostra uma excelente opção a partir de R$ 70 mil. O pacote de equipamentos é generoso para um hatch compacto intermediário, mas o consumo de combustível também pode ser um fator de compra.
O modelo com motor 1.6 e câmbio automático roda 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, além de 11,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina. Se você não se importar com seu visual polêmico, pode comprar sem medo.
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