Pacote de equipamentos, porta-malas de 300 litros e consumo de até 14,5 km/l são os destaques do hatch coreano; confira o usado da semana Podemos dizer que Hyundai HB20 e Chevrolet Onix mudaram o patamar dos hatches compactos no Brasil. Antes do lançamento da dupla em 2012, a categoria estava estagnada e sem grandes incrementos de tecnologia, segurança e mecânica.
Dez anos após o lançamento da primeira geração, o Hyundai HB20 surge como uma excelente opção de carro usado. Se você está pensando em trocar de carro e considera comprar o hatch coreano, a Karvi lista as principais características do Hyundai HB20 vendido entre 2012 e 2019. Acompanhe abaixo:
Mecânica
O motor 1.6 aspirado do Hyundai HB20
Divulgação
O Hyundai HB20 da primeira geração foi lançado com motores 1.0 e 1.6, ambos aspirados. O motor 1.0 desenvolve 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Já a versão 1.6 tem 128 cv de potência e 16,5 kgfm de torque.
Nos primeiros anos, a versão 1.6 foi oferecida com câmbio automático de apenas quatro marchas. Em 2015, com a primeira atualização no visual, a Hyundai atualizou a caixa, que passou a ser de seis marchas.
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O hatch também chegou a ter motor 1.0 turbo sem injeção direta, capaz de desenvolver 105 cv de potência e 15 kgfm de torque. O câmbio era manual de cinco marchas. A versão “flopou” e ficou pouco tempo nas lojas.
Segurança
Hyundai HB20 foi bem nos testes de colisão do Latin NCAP
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A Karvi destaca que o primeiro HB20 não oferecia airbags laterais e controles de estabilidade e tração. Esses equipamentos só apareceram no hatch após a primeira plástica mais profunda, em 2019.
Entretanto, o Hyundai HB20 foi bem avaliado nos crash-tests do Latin NCap, quando foi submetido a colisões em 2014. O hatch obteve quatro estrelas para a segurança de adultos e três estrelas para a segurança de crianças.
Na época dos testes, o Latin NCap destacou que o Hyundai HB20 proporcionou segurança adequada para motorista e passageiros, independentemente de suas alturas. A área dos pés ficou quase sem deformações depois do impacto.
Considerando os padrões atuais mais rígidos, se o HB20 fosse reavaliado, certamente teria uma nota bem nenor.
Equipamentos
Versões mais completas do Hyundai HB20 tinham até TV digital na central multimídia
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A Karvi destaca que todos os HB20 têm ao menos ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas e rádio com Bluetooth. De acordo com a versão, o compacto pode receber central multimídia com tela sensível ao toque, posteriormente com CarPlay e Android Auto, espelhos elétricos, alarme e até ar-condicionado automático.
Equipamentos como câmera de ré, sensores de obstáculos atrás e comandos do som no volante apareciam a partir dos pacotes intermediários. Em 2022, as versões de topo ganharam itens de segurança ativa, como frenagem automática de emergência, monitores de ponto cego e faixa de rolamento, farol alto automático e assistente de tráfego cruzado traseiro. Confira a avaliação:
Espaço interno
O HB20 tem espaço limitado para os ocupantes do banco traseiro. Dois passageiros de estatura mediana ficam confortáveis, mas pessoas com mais de 1,80 m podem achar o espaço claustrofóbico.
O porta-malas é bom para a categoria, com 300 litros. É a mesma capacidade de VW Polo e Fiat Argo. Fica atrás apenas de Renault Sandero, que leva 320 litros.
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Com unidades partindo de R$ 43 mil, o HB20 ainda é um compacto moderno, econômico e barato de manter para o dia a dia de uma família pequena. Mesmo com 7 ou 8 anos de uso, muitas unidades tendem a ser bem mantidas, graças à garantia de fábrica de 5 anos.
É difícil errar na escolha das versões, já que todas possuem ao menos o básico, mas entendemos que o Hyundai HB20 Comfort 1.0 é a melhor pedida para quem tem até R$ 60 mil para gastar em um carro de entrada. Além de não ser tão caro, o compacto ainda faz 7,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, além de 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina.
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