Segundo agência, acordo de intercâmbio entre GM e Hyundai prevê que Chevrolet use plataforma da Hyundai em futuros SUVs no mercado brasileiro General Motors e Hyundai assinaram um acordo no ano passado para o compartilhamento de novos produtos e tecnologias. De acordo com a agência Reuters, o Brasil terá papel estratégico neste intercâmbio, onde a próxima geração do Tracker poderá ser baseada no Creta.
Por enquanto, segundo apuração da agência, o compartilhamento da plataforma do Creta para a criação do novo Tracker ainda é discutido como uma possibilidade. Nenhum detalhe foi divulgado além do interesse da fabricante americana na plataforma do SUV da Hyundai. O Creta é produzido em Piracicaba (SP), enquanto o Tracker é feito em São Caetano do Sul (SP).
Caso o acordo se concretize, será a segunda vez na história em que o Chevrolet Tracker terá a base de outro carro. Em 2001, a General Motors fez uma parceria com a Suzuki para o intercâmbio de dois carros: o Tracker seria baseado no Vitara, enquanto o Celta seria vendido na Argentina com o nome Suzuki Fun.
GM e Hyundai se unem contra marcas chinesas
O projeto de intercambio de produtos está mais maduro nos Estados Unidos, onde a Hyundai terá acesso à plataforma das picapes Colorado e Canyon para desenvolver modelos próprios. A General Motors, por sua vez, tem interesse nos veículos comerciais elétricos que a Hyundai está criando na Coreia do Sul — em especial, na minivan que chegará em 2026 para concorrer com a Sprinter.
De acordo com a Reuters, as marcas traçaram os planos da parceria de acordo com suas próprias estratégias. A GM entende que suas vans de passageiros vendidas nos Estados Unidos são ultrapassadas; já a Hyundai pretende incomodar a Toyota com uma nova concorrente para a Hilux.
*reportagem em atualização
Fonte: Read More