Configuração elétrica do SUV é lançada com direito a partida do motor por relógio e visual da versão N Line; será que vem ao Brasil? O Hyundai Creta terá mesmo uma configuração elétrica. A filial indiana da fabricante revelou nesta quinta-feira (2) o Hyundai Creta Electric com até 473 km de autonomia e visual muito similar ao da versão esportivada N Line lançada recentemente no Brasil. A primeira aparição pública da versão será no Salão da Mobilidade de Nova Déli, capital da Índia, em 17 de janeiro.
Na Índia, o novo Hyundai Creta Electric ainda não teve detalhes de motorização revelados, mas estima-se que seu motor elétrico seja dianteiro e entregue cerca de 140 cv de potência e 26 kgfm de torque na versão de maior alcance. Os conjuntos de bateria terão dois níveis de capacidade: 42 kWh ou 51,4 kWh, perfazendo uma autonomia de 390 km ou 473 km, respectivamente, no ciclo indiano ARAI.
O que já está confirmado pela Hyundai é o 0 a 100 km/h do novo Creta Electric: 7,9 segundos na versão de autonomia estendida, apenas 0,4 s a menos do que o número oficial do novo Creta 1.6 TGDi turbo de 193 cv lançado no fim do ano passado no Brasil e testado por Autoesporte. Serão três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
Comparativo: Hyundai Creta 2025 enfrenta T-Cross, Renegade, HR-V e Duster
Novo Hyundai Creta 1.6 turbo: marca estuda fazer motor de 193 cv virar flex
Rodas do Hyundai Creta Electric são exclusivas e têm caráter aerodinâmico
Divulgação/Hyundai
Como dissemos, o visual dianteiro lembra o da versão esportivada N Line lançada junto com a linha 2025 do SUV compacto no Brasil. Assim, a falsa grade dianteira é mais estreita e não fica integrada à porção superior dos faróis.
As tomadas de ar de verdade ficam só na base do para-choque frontal e são ativas, ou seja, abrem e fecham conforme a necessidade de refrigeração do sistema elétrico ou de maior eficiência aerodinâmica.
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Hyundai Creta Electric terá dois pacotes de bateria, com autonomias de 390 km ou 473 km
Divulgação/Hyundai
As rodas de liga leve aro 17 possuem desenho exclusivo, também voltados a otimizar a passagem do ar, e são calçadas com pneus de resistência mais baixa ao rolamento, tudo para otimizar a autonomia.
A Hyundai também afirma que o novo Creta elétrico terá recarga rápida em corrente contínua (DC). Embora não diga qual a potência, promete que será possível recuperar entre 10% e 80% da carga em 58 minutos. Já a recarga lenta em corrente alternada (AC) terá pico de 11 kWh, indo de 10% para 100% em 4 horas.
Sem motor a combustão, cofre do Creta elétrico vira um pequeno compartimento de cargas
Divulgação/Hyundai
Outros sistemas de destaque são o Vehicle to Load (V2L), que permite usar o veículo elétrico como gerador de energia para outros equipamentos eletrônicos – como um laptop, um secador de cabelo ou uma churrasqueira elétrica –, e o i-Pedal, que usa o inversor do motor elétrico para frear o SUV e recuperar a energia cinética das frenagens sem precisar acionar o pedal do freio.
Painel de instrumentos digital do Hyundai Creta Electric inclui informações sobre o uso da autonomia
Divulgação/Hyundai
Por fim, traz painel de instrumentos digital, com acompanhamento em tempo real do consumo de energia, e chave digital, que permite travar, destravar ou até ligar o veículo usando um smartphone ou smartwatch.
Na Índia, o Hyundai Creta Electric será vendido em quatro versões: Executive, Smart, Premium e Excellence, com oito opções de cores de apenas um tom e duas com teto contrastante.
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Será que o Hyundai Creta Electric virá ao Brasil? Com produção prevista apenas na Índia nesta primeira fase do projeto, as chances de que o modelo venha para nosso mercado em curto prazo são pequenas. Aqui, a próxima movimentação do SUV deve ser a conversão do motor 1.6 TGDi para flex, já em 2025, e a possível chegada de versões híbridas nos próximos anos.
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