Após estreia da linha 2025 reestilizada, versão de entrada do SUV com visual da primeira geração deixa de ser feita em Piracicaba (SP) Depois de oito anos, a primeira geração do Hyundai Creta está saindo de linha no Brasil. A versão Action, que ainda trazia o visual original lançado em 2016, deixou de ser produzida na fábrica de Piracicaba (SP) após a chegada da linha 2025 do SUV compacto, com forte renovação visual e estreia do motor 1.6 TGDi turbo a gasolina de 193 cv.
As unidades remanescentes do Hyundai Creta Action estão sendo liquidadas nos estoques das lojas da marca. O preço de tabela é R$ 119.990. A versão de entrada do SUV trazia o veterano motor 1.6 Kappa aspirado flex de 130 cv e câmbio automático de seis marchas. O motor também está saindo de linha, pois não atende os parâmetros de emissões do Proconve L8.
Hyundai Creta tem desconto de R$ 16,5 mil antes de trocar de visual
Hyundai Creta Action era equipado com motor 1.6 aspirado
Divulgação
Em maio deste ano, o Creta Action havia chegado à linha 2025 com exatamente o mesmo pacote de 2024. Ou seja, sob o capô, o SUV era equipado com o motor 1.6 aspirado que desenvolve 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgfm de torque a 4.500 rpm. Vale lembrar que esse motor também equipa o Kia Niro, que é vendido com conjunto híbrido pleno (HEV) no Brasil.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Pela proposta baseada na relação custo-benefício, o Creta Action era um carro bem mais simples em relação às outras versões mais caras. Ou seja, não tinha central multimídia de última geração ou painel de instrumentos digital. Na lista, quatro airbags (frontais e laterais), um rádio simples com Bluetooth e auxiliar, volante multifuncional e ar-condicionado de uma zona eram destaques.
Hyundai Creta Action tinha interior mais simples e lista de equipamentos básica
Divulgação
Initial plugin text
Como é o novo Creta?
Já o novo Hyundai Creta abdica da frente estilo Tucson e tem um visual mais “quadrado”. Os faróis se conectam com a grade, em prol de um balanço inspirado no SUV grande Palisade. Luzes diurnas de LED formam uma assinatura de duplo L no topo. Abaixo, encravados no para-choque, ficam os faróis propriamente ditos, também de LED. Para-brisa, vidros laterais e teto também são iguais.
Hyundai Creta Ultimate 1.6 TGDi 2025 rende 193 cv de potência
Renato Durães/Autoesporte
A traseira preserva o recorte na lataria, a Hyundai mudou radicalmente a parte inferior das lanternas — a seção que ficava ali foi deslocada para a tampa do porta-malas —, o que deixou o para-choque mais encorpado. Agora em arranjo horizontal e bipartidas, elas também são de LED e integradas por um filete luminoso e uma régua preto brilhante.
No interior, as telas digitais do quadro de instrumentos e da central multimídia são unidas em um só nicho, como nos Mercedes-Benz. Já o console elevado traz comandos em tela digital tátil para o ar-condicionado, remetendo aos Land Rover. Além do motor 1.6 turbo, que vai equipar a versão mais cara do SUV, Ultimate, as versões de entrada do novo Creta nacional, Comfort, Limited, Platinum e N-Line, seguirão com o 1.0 turbo flex Kappa de 120 cv e 17,5 kgfm.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More