Novo conjunto e:HEV pode equipar os primeiros híbridos nacionais a partir de 2028 A Honda apresentou a segunda geração do conjunto híbrido e:HEV, que pode equipar os primeiros veículos eletrificados nacionais a partir de 2028. A atualização vale para os motores 1.5 e 2.0, que estão 50% mais em conta em comparação com os conjuntos híbridos lançados pela marca a partir de 2018. É o primeiro passo para que a tecnologia se torne mais acessível no futuro.
Os motores híbridos (HEV) de nova geração foram atualizados e estão até 10% mais econômicos. A Honda atingiu o resultado com a substituição de componentes do sistema atual, como a injeção direta, agora gerenciada por uma nova interface eletrônica que controla a mistura de ar e combustível com mais precisão. A fabricante espera reduzir consumo e emissões até nos momentos em que o motor é mais exigido, como em altas velocidades.
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O funcionamento do sistema e:HEV ainda é o que conhecemos no Honda Civic vendido no Brasil. Portanto, existem três modos de condução:
EV Drive: modo totalmente elétrico, abastecido pela bateria de íons de lítio;
Hybrid Drive: o propulsor a combustão é usado como gerador para alimentar a unidade elétrica;
Engine Drive: o motor a combustão move as rodas sem qualquer intervenção elétrica, conectado a uma embreagem.
Os motores 1.5 e 2.0 a gasolina são de ciclo Atkinson, arquitetura que reduz perdas por bombeamento. Neste arranjo, o combustível é injetado antes da fase de compressão, permitindo melhorar a mistura com o ar. Isso é possível graças à válvula de admissão que, em comparação com motores de ciclo Otto, permanece mais tempo aberta enquanto o pistão se move.
Motor a combustão (à esquerda), atrelado á bateria e ao motor elétrico (direita)
Divulgação
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Especificamente no motor 1.5, a Honda ampliou em 40% a faixa das rotações em que a unidade é mais eficiente. De tal forma, durante todo o intervalo de revoluções (rpm) do uso urbano, a marca espera diminuir radicalmente o consumo. Sobre compatibilidade das peças, a Honda elevou o uso de componentes compartilhados entre os novos motores, reduzindo custos de produção.
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Outro sistema que surge como novidade nos motores e:HEV é chamado de S+ Shift. A nova função controla as rotações sem comprometer a entrega de potência e torque em acelerações vigorosas, proporcionando uma experiência mais dinâmica ao volante. É uma alternativa para reduzir emissões em veículos de alta performance — por isso, a tecnologia irá estrear no Honda Prelude em 2025.
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Por fim, o motor 2.0 também é compatível com um novo sistema de tração integral chamado de e-AWD. Neste arranjo, a distribuição de força não ocorre por meio do eixo cardã como nos veículos convencionais: a tração nas rodas traseiras é apenas elétrica, impulsionada por um motor instalado no eixo.
O sistema e-AWD também permite otimizar a distribuição de força em acelerações e desacelerações, além de proporcionar maior controle de torque de acordo com a superfície que o carro percorre (pisos escorregadios, por exemplo).
A chegada da segunda geração do sistema e:HEV também vai exigir um retrabalho sobre as plataformas modulares atuais, que serão adaptadas para receber a nova mecânica. A expectativa é que o peso dos novos veículos seja reduzido em 10%, diz a marca. A Honda também almeja “desenvolver a plataforma mais leve da categoria” no futuro.
Plataforma dos futuros híbridos nacionais
Nova geração do Honda WR-V terá motor híbrido em meados de 2028
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A Honda não divulgou quais carros terão a nova geração do sistema e:HEV, mas é possível cravar que Civic e CR-V estão na lista. Para o Brasil, o recurso pode aparecer nos primeiros híbridos nacionais que devem sair do papel em meados de 2028, a começar pelo novo WR-V.
O novo SUV compacto será lançado em 2025, mas a Honda já trabalha na variante híbrida que surgirá três anos depois. Seu conjunto provavelmente será 1.5 aspirado, com números superiores em comparação com os motores da família City. Existem chances do novo sistema e:HEV chegar antes disso ao Brasil em modelos importados, como no Civic.
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