Donos do SUV relatam defeitos no sistema de injeção direta do motor; entenda O novo Honda HR-V é vendido no Brasil desde o segundo semestre de 2022, quando estreou em quatro versões – duas com motor aspirado e duas com propulsor turbo – para substituir a bem-sucedida geração anterior, que chegou a liderar o segmento de SUVs compactos em 2016 e 2017.
O Honda HR-V é fabricado em Sumaré sobre a plataforma de veículos compactos PF2. No tamanho, tem praticamente as mesmas medidas do seu antecessor, com 4,33 metros de comprimento (4,38 m nas versões turbo devido aos apliques dos para-choques), 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos.
O porta-malas tem capacidade para levar 354 litros de bagagem (83 litros menor que o do modelo anterior). Já a altura livre do solo é de 185 mm nas versões aspiradas e de 181 mm nas turbinadas. O peso em ordem de marcha, por sua vez, varia entre 1.305 kg (versão EX Sensing) e 1.422 kg (Touring).
Todas as versões são equipadas de série com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); controles eletrônicos de estabilidade e tração; assistente de velocidade em descida; faróis full -LED; chave presencial com botão de partida do motor; ar-condicionado automático digital com saídas para o banco traseiro; sistema Magic Seat de rebatimento do banco traseiro; central multimídia de 8 polegadas com Android Auto, Apple CarPlay, duas portas USB traseiras e câmera de ré e rodas de liga leve de 17”.
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Além disso, todas saem de fábrica com o sistema LaneWatch, que mostra na tela da central multimídia a imagem da câmera instalada no retrovisor do lado direito, além do pacote de assistências Honda Sensing, que adiciona controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa com atuação na direção do veículo e comutação automática do facho alto dos faróis.
Bancos e volante revestidos de couro, faróis de neblina, espelho interno antiofuscante, paddle shifters para a troca de marchas no volante, sensores de estacionamento traseiros e rodas aro 17” com acabamento escurecido estão presentes a partir da versão EXL Sensing.
Honda HR-V Touring é versão topo de linha do SUV compacto
Divulgação
A Advance com motor turbo acrescenta carregador de celular por indução, painel digital de 7”, ar-condicionado de duas zonas, modo Sport do câmbio, rebatimento elétrico dos retrovisores, sensores de estacionamento dianteiros e acabamento em preto brilhante na grade frontal do tipo colmeia e na base dos para-choques e ponteira dupla de escape.
A topo de linha Touring ainda conta com banco do motorista com regulagem elétrica, partida do motor à distância, tampa do porta-malas com abertura elétrica, dois tweeters nas portas traseiras, molduras dos para-lamas na cor preta e rodas de 17” com desenho exclusivo.
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Motorizações
Mas é sob o capô que o novo Honda HR-V esconde as principais novidades da nova geração. As versões EX Sensing e EXL Sensing são equipadas com o motor 1.5 flex aspirado de quatro cilindros com injeção direta, que aposentou o antigo 1.8 flex. O novo propulsor gera 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque.
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Já as configurações Advance e Touring são movidas pelo 1.5 turboflex, também de quatro cilindros com injeção direta, capaz de entregar 177 cv e 24,5 kgfm.
Independentemente da motorização, o novo Honda HR-V é sempre dotado do câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. Nos modelos turbo, a transmissão possui o modo esportivo que eleva as rotações do motor para otimizar o desempenho.
Motor turbo é flex com 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque
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Problemas na injeção direta
O moderno sistema de injeção direta, adotado para reduzir os níveis de emissões e consumo de combustível, tem sido um dos pontos fracos do novo Honda HR-V. Proprietários do SUV relatam em fóruns na internet e no site Reclame Aqui que seus carros apresentaram uma falha, que faz o motor perder potência e reduz a velocidade do carro repentinamente.
“Meu Honda HR-V 2023 com 14.600 km deu problema no sistema de emissão, vindo a perder potência bruscamente. Nesse momento, eu estava na Rodovia Anchieta, pista da esquerda, por Deus não aconteceu um acidente grave. Com muito sacrifício consegui chegar no acostamento pois o carro perdeu totalmente a força potência (sic)”, conta o cliente Wellington, de Diadema (SP).
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A Honda respondeu a queixa na própria plataforma do Reclame Aqui, destacando que o veículo foi reparado em garantia de fábrica na concessionária uma semana depois do incidente. O cliente, no entanto, não avaliou o atendimento do fabricante.
Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5
Acabamento do painel e dos bancos da versão Touring pode ser em dois tons
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O que diz o especialista?
“Vários modelos de diferentes marcas equipados com injeção direta têm apresentado problemas nesse sistema, que trabalha com pressão bem superior ao da injeção multiponto convencional para alimentar o motor apropriadamente. Na maioria dos casos, os defeitos aparecem após abastecer o veículo com combustível de origem duvidosa, porém, é preciso investigar se essas falhas não são crônicas desse motor. Por utilizar componentes mais complexos, a injeção direta costuma ter custo de manutenção elevado”, explica o mecânico Paulo Vianna.
O que diz a Honda?
Autoesporte questionou a Honda sobre as reclamações dos clientes. A assessoria de comunicação da fabricante respondeu a reportagem com a nota abaixo:
“Em todos os casos citados pela reportagem, a plataforma Reclame Aqui deixa claro que a Honda Automóveis prestou suporte e pronta resposta. A Honda ainda ressalta que os clientes que pontualmente manifestam a incidência de algum tipo de funcionamento inesperado de seu veículo são atendidos de forma individualizada, com tratativas devidas de nossos processos de qualidade, através de nossa rede de concessionárias”, disse em nota oficial.
“A Honda segue focada em oferecer produtos que melhor atendam ao consumidor brasileiro, com alta eficiência e repletos de tecnologias de conectividade e segurança. Em linha com esse compromisso, a marca reforça a concentração de todos os esforços na manutenção de seus elevados índices de satisfação do cliente e permanece com seus canais de atendimento à disposição”, finalizou a marca.
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