Geração anterior do sedã carrega as maiores virtudes do modelo que foi produzido por quase três décadas no Brasil No início de 2023 o mercado automotivo local conheceu de perto todos os detalhes do novo Honda Civic. O sedã médio consagrado e com uma legião de admiradores passou a ser vendido em sua 11º geração, em versão única, híbrida (e bem mais cara).
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No entanto, as reformulações no sedã parecem não ter agradado o público, uma vez que as vendas do modelo não decolaram.
Dito isso, aqueles que não abrem mão de ter o veículo em sua garagem podem optar por procurar versões da geração anterior, que esteve disponível no mercado entre 2016 e 2021.
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Maior renovação da história
O Honda Civic Geração 10 representou um dos mais complexos e ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos recursos de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia da marca.
Carro marcou gerações e ainda é sonho de consumo mesmo nos dias de hoje
Divulgação
Foi a maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho em relação às versões anteriores.
Foi o primeiro modelo da Honda a introduzir, no Brasil, a motorização turbo combinada à transmissão CVT. Toda essa inovação foi reconhecida e o modelo recebeu diversas premiações no Brasil e no mundo.
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A atualização mais forte promovida no Civic geração 10 ocorreu no facelift da linha 2020, que trouxe novidades em design, conforto e tecnologia.
A partir de 2020 o sedã ficou ainda mais completo
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Além disso, foi introduzida a nova versão LX. Também em 2020 a marca lançou o Civic Si. O cupê esportivo, reconhecido por oferecer a mais pura experiência de pilotagem, chegou renovado ao mercado brasileiro com mudanças no design externo e interno, aprimoramentos mecânicos e novos equipamentos de conforto e conveniência.
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Motores, versões, consumo e equipamentos
A versão mais cara da décima geração do Honda Civic, a Touring, tinha como coração o motor 1.5 turbo que rendia ao sedã 173 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O conjunto motriz atuava em conjunto com a transmissão CVT de sete marchas.
Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 8,6 segundos e a velocidade máxima era de 208 km/h.
No entanto, as demais versões do sedã japonês tinham embaixo do capô o já conhecido motor 2.0 aspirado, que gerava 155 cv de potência e 19,5 kgfm de torque.
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Porém, foi no já citado Honda Civic Si, apresentado em 2020, que o modelo ganhou ainda mais força.
Honda Civic Si é versão esportiva que exala potência
Diculgação
A versão esportiva tinha motor 1.5 turbo de quatro cilindros com injeção direta e duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote. Esse motor foi combinado ao câmbio manual de seis marchas com engates curtos e precisos.
Com intercooler frontal e turbo de maiores dimensões, bem como outros aprimoramentos mecânicos, o motor do Si tinha potência máxima de 208 cv a 5.700 rpm e o torque de 26,5 kgfm a 2.100 rpm.
Tabela Fipe de algumas versões
Linha 2017
SPORT 2.0 manual – R$ 93.472
SPORT 2.0 automático – R$ 97.073
EX 2.0 – R$ 99.761
EXL: 2.0 – R$ 100.761
TOURING: 1.5 Turbo – R$ 117.919
Linha 2018
SPORT 2.0 manual – R$ 97.723
SPORT 2.0 automático -R$ 100.459
EX 2.0 – R$ 102.743
EXL: 2.0 – R$ 106.672
TOURING: 1.5 Turbo – R$ 123.645
Linha 2019
SPORT 2.0 manual – R$ 100.331
SPORT 2.0 automático -R$ 105.922
EX 2.0 – R$ 106.672
EXL 2.0 – R$ 109.624
TOURING: 1.5 Turbo – R$ 129.431
Linha 2020
SPORT 2.0 automático – R$ 111.359
LX 2.0 – R$ 112.023
EX 2.0 – R$ 115.567
EXL 2.0 – R$ 119.459
TOURING 1.5 turbo – R$ 129.431
Si 1.5 turbo – R$ 206.004
Linha 2021
SPORT 2.0 automático – R$ 116.325
LX 2.0 – R$ 116.674
EX 2.0 – R$ 123.218
EXL 2.0 – R$ 128.836
TOURING 1.5 turbo – R$ 129.431
O lado bom e o ruim de levar o Honda Civic G10 para casa
É inquestionável a popularidade do modelo no mercado nacional. Entre 2016 e 2022 foram mais de 141 mil unidades comercializadas, conforme os dados da Fenabrave.
O alto número de vendas para um sedã médio é completamente justificável, uma vez que o veículo sempre foi referência em prazer ao dirigir e espaço interno.
Design das lanternas do Honda Civic se tornou marca registrada do sedã médio
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Se o quesito espaço for um dos atributos mais importantes para você na hora de escolher um carro, não se preocupe. A décima geração do modelo também foi responsável por deixar ele ainda maior no comparativo com a linha anterior.
O carro oferece um total de 519 litros de capacidade volumétrica de porta-malas e 2,70 metros de entre-eixos, garantindo assim, o conforto de todos os ocupantes.
Além disso, mesmo as versões mais baratas possuem um bom acabamento interno e uma série de itens que o tornam um veículo bem completo.
Destaque para as rodas de liga leve, ar-condicionado digital, seis airbags e acabamento de couro e soft touch em diversos pontos do interior, como o volante multifuncional.
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O motorista também tem acesso a itens que facilitam a condução, como piloto automático, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
Porém, como nem tudo são flores, para você levar um exemplar para casa nos dias de hoje ainda vai precisar desembolsar um valor considerável e até maior do que o preço de lançamento da época.
Mesmo no mercado de usados Honda Civic inda exige um alto custo de investimento
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Para método de comparação, a versão Sport 2.0 2017 foi lançada por um preço inicial de R$ 94.900, e podia chegar a R$ 99.900 por conta da variação de cor. Já a mesma versão nos dias de hoje é vendida por R$ 97.073, no mercado de usados, conforme dados da Tabela Fipe, no mês de abril de 2024.
Também é preciso considerar que o Civic 10 nunca teve equipamentos de condução avançada, como o pacote Honda Sensing, composto por controlador de velocidade adaptativo, frenagem de emergência e alertas de saída de faixa com correção no volante.
Cuidado com o recall
O sedã passou por alguns recalls ao longo de sua vida. Unidades das linhas 2019 e 2020 da versão Touring foram convocadas para reparo da bomba de combustível.
Na época, a Honda afirmou que algumas unidades podem apresentar falhas no módulo da bomba de combustível, interrompendo o fluxo de combustível até o motor.
Essa interrupção poderá desligar o motor com o veículo em movimento e causar danos materiais, lesões graves e até fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros. Vale lembrar que todos os recalls são gratuitos.
Autoesporte recomenda
Se você busca um Civic 10, saiba que trata-se de uma excelente escolha. Caso a potência a mais da versão topo de linha seja algo essencial, não tenha medo de optar pelas versões mais antigas. Foram poucas as modificações feitas no modelo do início ao fim da geração, e essa decisão poderá te poupar um bom dinheiro.
No entanto, se o motor mais convencional do Civic já está de bom tamanho, a linha de 2020 pode ser a melhor escolha, já que a partir dela o carro ficou ainda mais completo. Nossa indicação é a versão EXL, à venda por cerca de R$ 120 mil, preço de um City sedã de entrada. Essa configuração já entrega bancos de couro, ar-condicionado digital, central multimídia e controlador de velocidade.
Honda Civic EXL 2020 é opção com bom custo-benefício
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