SUV Haval H9 surpreende como o terceiro produto nacional da marca, com produção prevista para 2026 e motorização 2.4 turbodiesel Agora parece que vai. Após alguns atrasos e percalços pelo caminho, a GWM enfim vai inaugurar a fábrica de Iracemápolis (SP) em junho, para iniciar a produção em série no mês de agosto com toda a família Haval H6. Em 2026, será a vez da caminhonete Poer ser nacionalizada, com direito a uma configuração a diesel. Um terceiro produto será produzido no Brasil, mas não será o Haval H4, como todos previam, mas sim um SUV 4×4 “raiz”.
Durante visita de jornalistas à sede da GWM em Baoding (China), executivos da marca admitiram que o produto em questão, muito provavelmente, será o SUV grande Haval H9. Que, apesar de ter a mesma submarca do H6, deriva da plataforma da Poer, com carroceria sobre chassi de longarina. Por isso mesmo, deve ser comercializado e fabricado por aqui com a mesma motorização 2.4 turbodiesel prevista para a picape média, em configurações de cinco e sete lugares.
GWM Haval H9 virá com motor 2.4 que equipa a picape Poer
Divulgação/GWM
Ainda não está certo se a GWM manterá o nome Haval H9 ou se transformará o SUV em um modelo da linha Tank, mais voltada ao off-road. Também não está claro se o modelo terá versões híbridas flex, prometidas para a picape.
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GWM Haval H9 tem a mesma plataforma 4×4 da Poer
Divulgação/GWM
Testamos os 4×4 da GWM. Confira:
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De qualquer forma, o Haval H9 é um SUV grande de até sete lugares com as seguintes dimensões: 5,07 metros de comprimento (com o estepe exposto), 2,85 m de entre-eixos, 1,98 m de largura e 1,93 m de altura. Em relação ao Toyota SW4, seu principal concorrente, o representante da GWM é consideravelmente maior em todas as dimensões: 27 cm em comprimento e cerca de 10 cm em largura, altura e entre-eixos.
GWM Haval H9 tem central multimídia com tela gigante e similaridades com a família Tank
Divulgação/GWM
Em mercados da Ásia e Oceania, o motor 2.4 turbodiesel a ser usado pela Poer e pelo Haval H9 rende 186 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. Entretanto, a GWM afirma que as especificações devem ser revisadas no Brasil para uma entrega de números maiores. O câmbio é automático de nove marchas e a tração 4×4 sob demanda, com diferenciais dianteiro, central e traseiro, todos blocantes.
O motor 2.4 turbodiesel que será usado pela GWM Poer e pelo Haval H9
André Paixão/Autoesporte
O SUV inclui tecnologias como quadro de instrumentos digital, central multimídia de 15 polegadas, comando de voz com IA, faróis de LED com ajuste automático e equipamentos ativos de segurança (Adas), como frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de permanência em faixa.
GWM Haval H9: bancos intermediário e traseiro rebatidos exibem a terceira fileira
Divulgação/GWM
A produção do GWM Haval H9 no Brasil deve ser iniciada apenas no segundo semestre de 2026. O mais provável é que o SUV seja lançado em nosso mercado apenas com fabricação local, sem importação prévia. Os preços devem ficar entre R$ 350 mil e R$ 400 mil.
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