Fabricante chinesa pretende lançar dez carros no país até 2025, incluindo veículos elétricos A primeira campanha publicitária da Great Wall Motors, ou GWM, está no ar desde janeiro. Mas a nova marca de carros no Brasil já está de olho no mercado há algum tempo. Tanto que já comprou a fábrica que pertencia à Mercedes-Benz e anunciou um investimento bilionário no país.
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O que é a GWM?
A Great Wall Motors é a maior fabricante privada da China e está presente em mais de 60 países. Em 2022, a empresa vendeu pouco mais de 1 milhão de veículos no mundo. Ao todo, tem 19 fábricas (a maior parte na China) e oito centros de Pesquisa e Desenvolvimento em países como Estados Unidos, Canadá, Áustria, Alemanha e Coreia do Sul.
Em agosto de 2021, a empresa comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Meses depois anunciou o investimento de R$ 10 bilhões no Brasil e o plano de fabricar carros elétricos nacionalmente. Até 2025, a fabricante projeta ter 60% de nacionalização de seus veículos, empregar 2 mil funcionários diretos e 8 mil colaboradores indireto.
Antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) agora pertence a GWM
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A GWM é dona de quatro submarcas: Haval, para SUVs de uso urbano, Tank, de SUVs off-road, Poer, especializada em picapes, e ORA, responsável pela produção de compactos elétricos. Inicialmente, a linha será composta apenas por veículos da Haval, Tank e Poer.
Haval H6
O primeiro carro dos dez lançamentos que a GWM fará até 2025 será o Haval H6, que vai estrear no primeiro semestre deste ano. No SUV híbrido plug-in, o motor 1.5 turbo a gasolina trabalha em conjunto com outros dois elétricos. A marca afirma que o veículo desenvolve 393 cv de potência, mas o torque, os números de desempenho e a velocidade máxima ainda não foram revelados.
Apenas no modo elétrico, o Haval H6 pode rodar 170 km. A autonomia completa, combinando todos os motores, supera os 1.000 km, de acordo com a marca. Assim como o Tiggo 8, o SUV da Great Wall tem câmbio do tipo DHT com duas marchas, pois trabalha na maior parte do tempo apenas com o elétrico. Confira nosso teste do Haval aqui.
GWM Haval H6 GT terá apenas 41 unidades à venda no Brasil
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O utilitário terá ainda uma versão esportiva, a Haval H6 GT, com visual cupê e potência de até 426 cv.
Veículo nacional
Inicialmente, o SUV será importado da China, mas há planos de produzi-lo na fábrica de Iracemápolis (SP). O que se sabe é que o primeiro veículo nacional da marca será uma picape híbrida, prevista para estrear no ano que vem.
Fusca chinês
ORA Ballet Cat é um veículo com apelo polêmico para o público feminino
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A GWM é dona da ORA, submarca especializada em carros elétricos com visual retrô. Um deles, inclusive, é o Ballet Cat, que ficou conhecido pela sua semelhança com o Fusca. O carro, que é uma releitura do Fusca dos anos 1960, é oferecido com três motorizações distintas (que vão de 170 cv a 544 cv) e oferece algumas soluções para o público feminino para lá de polêmicas.
O compacto até chegou a ser registrado no Brasil, onde concorreria com outros carros pequenos como o Mini Cooper elétrico e o Fiat 500e, mas a GWM afirmou que, por enquanto, focará só nos SUVs e picapes no Brasil.
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