Marca chinesa promete levar modelos a todas as cidades do Brasil; SUV híbrido chega no início de 2023 A Great Wall Motors pode ainda ser uma marca desconhecida da maioria dos brasileiros. Mas, se depender da ousadia dos planos da fabricante, isso pode mudar já nos próximos anos. Como? Literalmente levando os carros até os clientes.
A partir do segundo trimestre de 2023, quem tiver interesse em comprar um carro da marca poderá fazer isso sem sair de casa. E de qualquer lugar do Brasil. A Great Wall promete vender carros pela internet e fazer as entregas em todos os quase 5.570 municípios brasileiros.
Veja também
Se ainda falta confiança para colocar um carro de uma marca estreante na garagem, os interessados poderão fazer um test-drive sem precisar ir até uma concessionária. A Great Wall vai instalar estruturas para que o público possa testar os modelos em locais como shoppings centers.
Por fim, outra área de atuação da GWM será a locação de veículos, oferecendo inclusive a modalidade de carros por assinatura. As informações foram divulgadas pelo diretor-geral da GWM Brasil, Oswaldo Ramos, em palestra no Congresso AutoData Perspectivas 2023.
O ousado modelo de negócio da Great Wall parece promissor. Até o meio do ano que vem, serão inauguradas 46 concessionárias em todos os estados do país. Essa rede será suportada por outros 30 centros de distribuição de veículos e peças.
Great Wall vai instalar estruturas em shoppings para o público testar os modelos
Divulgação
São destes locais que sairão os carros para os clientes que optarem por receber a compra em casa. A Great Wall ainda prometeu que esses futuros proprietários não precisarão se deslocar para realizar as manutenções.
Isso porque a fabricante irá retirar e devolver os veículos sempre que um serviço for executado. Nesse intervalo, um carro reserva será disponibilizado. “Vamos buscar o carro do cliente em casa. Se for um serviço longo, também vamos fornecer um carro cortesia, e depois devolver o carro”, comentou o executivo.
Fábrica ainda em adaptação
Fábrica da Great Wall fica localizada em Iracemápolis (SP) no Brasil
Divulgação
A atuação da Great Wall no Brasil começou em janeiro, com a confirmação da compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e o anúncio de que iria investir R$ 10 bilhões no país.
Agora, a fabricante revelou que vai estrear no Brasil no começo de 2023 com o SUV médio Haval H6, inicialmente importado da China. O modelo é um híbrido plug-in maior do que o Jeep Compass. Inicialmente, o modelo chega ao país importado da China.
Ainda não há informações sobre o conjunto mecânico. Porém, a autonomia no modo elétrico será de 200 km. Já o alcance combinado vai passar de 1.000 km.
Haval H6 será o primeiro carro da Great Wall Motors no Brasil
Divulgação
Enquanto começa a vender o H6 importado, a Great Wall segue com a adaptação da fábrica no interior paulista. A estimativa é que os primeiros carros nacionais comecem a sair da linha de produção no início de 2024.
O executivo da GWM também confirmou que o primeiro modelo nacional será uma picape que ainda está sendo desenvolvida.
Etanol pode ser protagonista
Quando anunciou os planos para o Brasil, no início de 2022, a Great Wall prometeu oferecer apenas modelos híbridos. Nesta segunda-feira (24), o diretor-geral da empresa no país ainda afirmou que o etanol faz parte da mobilidade do futuro.
“Podemos combinar o elétrico com a combustão e tirar o melhor de cada um. E o etanol pode ter um papel de protagonista, sim”, disse Ramos. A Great Wall inclusive trabalha para desenvolver um motor a combustão que possa ser abastecido com o combustível derivado da cana-de-açúcar. Porém, a tecnologia só deve chegar com a produção local, em 2024. O H6, em um primeiro momento, só poderá ser abastecido com gasolina.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More