Quando atingida por objetos pequenos, a grade do SUV elétrico pode se regenerar em algumas horas O prêmio Carro do Ano da Autoesporte elege pela primeira vez em sua história a melhor inovação da indústria. A grade autorreparadora do BMW iX é a vencedora da edição 2023.
A grade frontal do iX tem uma série de funções. Para começar, atrás dela estão escondidos sensores, radares e outros componentes ligados à condução semi-autônoma. A BMW também instalou um sistema de aquecimento que pode derreter gelo e neve, recurso que dificilmente será utilizado pelos clientes brasileiros.
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Por cima disso tudo, há uma camada de poliuretano, um componente químico usado em plásticos, selantes e vedações. Este é o principal responsável pela reparação quase instantânea da grade do BMW iX.
Se uma pedrinha acertar a grade frontal na estrada, pode tirar uma pequena parte do poliuretano que reveste a estrutura. No entanto, como o material é extremamente maleável e tem certa viscosidade, a tendência é que ele se ajuste ao formato original, arrumando a parte onde a pedrinha bateu. Evidentemente, avarias mais severas não podem se regenerar.
O BMW iX leva em torno de um dia para retomar a forma original de sua grade. Se o proprietário estiver impaciente, pode usar um secador de cabelo sob a superfície para acelerar a reparação. Neste caso, o processo levará alguns minutos.
“É um prazer enorme estar aqui como a primeira empresa a ganhar um novo prêmio de inovação. Tudo começou com o lançamento do i3 em 2014. O futuro da BMW é elétrico, digital e circular. O iX traz um alto nível de materiais de segundo uso e outros materiais pensando no futuro”, afirma Henrique Miranda, head de produto da BMW.
Henrique Miranda recebe o prêmio da grade autorreparadora do iX
Demétrios Cardozo
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