Estudo do Senatran aponta que 25% do total de sinistros de trânsito do Brasil envolvem motos; entenda A partir de 2025, o dia 27 de julho passará a ser considerado o Dia Nacional do Motociclista. A instituição da data foi determinada ontem (17 de outubro), quando o Governo Federal sancionou a Lei 15.006/2024. O código determina, ainda, a criação da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, uma medida de conscientização que surge em meio a dados do DATASUS que registram aumento nos índices de mortes por sinistros com motos.
Segundo o estudo, atualizado pela última vez em 2022 e divulgado em agosto deste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e pelo Ministério dos Transportes, o número de mortes registradas em acidentes de trânsito envolvendo veículos de duas rodas é de 12,06 mil. A taxa é a mais alta quando comparamos com os dados dos últimos cinco anos, como mostra a tabela abaixo.
Número de óbitos em sinistros de trânsito com motos, motonetas e ciclomotores de 2018 a 2022
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O período de ações de conscientização deve impactar um grande número de pessoas, já que índices do mesmo relatório apontam que dentre o total de veículos emplacados no Brasil em 2024, 41,5% compreendem motocicletas, motonetas e ciclomotores. Essa é a maior quantidade de veículos de duas rodas na frota nacional desde os anos 2000, quando motos e similares correspondiam a 23,2% do total de automóveis no país.
Além de 2024, 2007 também foi um ano que representou um pico na compra e venda de motocicletas, chegando a 40% do total da frota nacional. Atualmente, a base de dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) aponta para 34,2 milhões veículos de duas rodas licenciados, sendo 27,7 milhões de motocicletas, 6 milhões de motonetas e 504 mil ciclomotores.
Dia da motocicleta e Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas pretendem combater mortes no trânsito envolvendo veículos de duas rodas
Divulgação/CET
Em paralelo a grande quantidade de motocicletas presentes nas ruas, o relatório intitulado “Panorama Estatístico Brasileiro de Motocicletas, Motonetas e Ciclomotores”, alerta para o fato de que mais da metade dos donos de motos no país não possuem CNH, como Autoesporte revelou em outra reportagem. Além disso, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 32% dos acidentes com morte em rodovias federais envolvem motocicletas.
Já a taxa geral de sinistros anuais da PRF registrou 15,3 mil casos até agosto de 2024. O número equivale a mais da metade dos acidentes de 2023 (27,7 mil), sendo que o ano passado indicou o maior índice de sinistros com motocicletas dos últimos seis anos.
Taxa anual de sinistros envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores entre 2018 e 2024
Por fim, vale dizer que a criação da semana de prevenção a acidentes com motociclistas não é a primeira ação do governo que tem como objetivo discutir a problemática. Isso porque, em 2018, o Governo Federal criou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
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Além do objetivo de diminuir os índices de mortalidade no trânsito (registrados em 2020) até 2030, a iniciativa segue as metas globais de desempenho para a segurança no trânsito determinadas em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, o Pnatrans se alinha à meta global de aumentar em até 100% o índice de motociclistas que utilizam de forma correta capacetes padronizados.
Acidentes envolvendo motocicletas equivalem a 32% de todos os sinistros que acontecem em rodovias federais
Pixabay
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