SUV elétrico será primeiro carro da Geely no país; rede terá 105 concessionárias Há dois meses, Autoesporte antecipou que a Geely chegaria ao Brasil por meio de uma sociedade com a Renault. A marca francesa, com fábrica instalada e rede de concessionárias consolidada, atuaria na produção e distribuição dos veículos chineses. Nesta quarta-feira (9), mais detalhes da parceria foram revelados, incluindo confirmação do EX5 como primeiro carro da marca a ser vendido no Brasil.
A partir de julho, 23 concessionárias Geely espalhadas por 18 cidades serão abertas para vender o SUV elétrico EX5, apresentado em evento em São Paulo. A Renault irá controlar toda a operação da marca chinesa no país. O objetivo é ter, ao todo, 105 pontos de venda em todo o Brasil. Não foram revelados preços ou versões do modelo.
Como é o EX5?
Geely EX5 é o novo rival do BYD Song Plus
Divulgação
Ainda no ano passado, Autoesporte antecipou que a Geely venderia o EX5 no Brasil. Na ocasião, a parceria com a Renault ainda não estava clara.
O elétrico foi revelado há poucos meses, como um produto global da Geely. Estamos falando de um SUV médio, quase grande. São 4,62 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. A título de comparação, são 8 cm de comprimento a menos que um BYD Song Plus.
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Cabine do novo SUV da Geely segue a identidade visual de outros carros chineses
Divulgação
No interior, a Geely promete estilo semelhante aos demais carros chineses modernos. Ou seja, combinação de central multimídia grande, painel digital e poucos botões. A tela do EX5, por exemplo, tem 15,4 polegadas e um assistente virtual que atende a 200 comandos de voz.
O EX5 foi apresentado com motor elétrico de 217 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Além disso, tem duas opções de bateria: uma de 49,5 kWh e outra de 60,2 kWh. A autonomia é, respectivamente, de 440 km e 530 km no otimista ciclo chinês.
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Como é a parceria?
A Geely é uma gigante da indústria chinesa. Emplacou 2,17 milhões de unidades globalmente em 2024
Com a parceria, a Renault vai produzir veículos híbridos e elétricos para a chinesa em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). A venda também ficará a cargo da marca francesa, mas os pontos de venda terão separação física, como acontece, por exemplo, com as marcas da Stellantis que compartilham parte da rede.
A contrapartida da Geely é se tornar acionista minoritária da Renault do Brasil. O aporte, que não teve o valor revelado, vai conceder “acesso à infraestrutura de produção local, vendas e serviços”.
Vale lembrar que um facilitador para o acordo é que franceses e chineses já são sócios na joint-venture de motores Horse, responsável por produzir, entre outros, os motores que equipam a linha Renault no Brasil, incluindo os novos 1.0 e 1.3 turbo presentes em Kardian e Duster, respectivamente.
Ambas também desfrutam de uma joint venture na Coreia do Sul, na qual a Geely possui 34% das ações da Renault. Este segundo acordo gerou, entre outros produtos, o Grand Koleos, SUV híbrido plug-in que compartilha a plataforma CMA com o Volvo XC40 e será vendido no Brasil já em 2025, conforme revelado em primeira mão por Autoesporte.
Geely poderá usar fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR)
Divulgação/Renault
Tendo acesso à fábrica de São José dos Pinhais (PR) e parte de sua rede de revendas, a Geely pode acelerar seu ingresso e crescimento no mercado brasileiro, mas ambas seriam tratadas como marcas independentes e até concorrentes entre si.
Com a possibilidade de aproveitar parte do complexo fabril da Renault no Paraná, a Geely pretende produzir pelo menos dois veículos no Brasil já a partir de 2026 ou, mais tardar, 2027. Com isso, encurtaria o processo de corrida contra as rivais BYD e GWM, que já possuem operações mais maduras no país e inaugurarão fábricas próprias aqui ainda este ano.
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