Tunland terá duas versões e vai concorrer com a BYD Shark; saiba todos os detalhes Reconhecida pelos caminhões e comerciais leves, a marca chinesa Foton vai investir no segmento de picapes médias e concorrer diretamente contra a BYD Shark no Brasil. Os primeiros lançamentos serão as novas Tunland V7 e Tunland V9, que estão em processo de homologação e chegam em janeiro de 2025 a partir de R$ 230 mil, com o inédito motor micro-híbrido movido a diesel.
Carro micro-híbrido: como funciona e as diferenças para outros híbridos
É a primeira vez que uma caminhonete oferece essa combinação no país. Nos próximos anos, a Foton pretende abrir um novo centro de distribuição de peças no Brasil para suprir a demanda dos novos modelos e pode até inaugurar uma fábrica em 2028, de acordo com a marca.
Foton V7 também tem fortes inspirações na F-150, assim como a rival da BYD
Divulgação
Independentemente da versão, o conjunto mecânico é o mesmo: 2.0 turbodiesel com um pequeno motor elétrico de 48V, capaz de desenvolver 175 cv de potência e 45 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de oito marchas desenvolvido pela ZF e tração 4×4.
Já a versão V9 é inspirada nas picapes da Ram
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Este sistema micro-híbrido proporciona uma ajuda momentânea, aumentando ligeiramente números de potência e torque em condições específicas, como ultrapassagens e retomadas. Dessa forma, reduz o esforço da unidade a combustão, contribuindo com o consumo de combustível e as emissões.
Os números de eficiência energética do Inmetro ainda não foram divulgados, mas os dados publicados pela Foton na China revelam autonomia total de 960 km.
Nissan Frontier 2025 fica mais barata e traz mudanças na versão Attack
Ford Ranger agora é fabricada por completo na Argentina; entenda
Caminhonete usada: 5 opções até R$ 80 mil para quem precisa trabalhar
Enquanto a Tunland V7 tem proposta mais voltada ao trabalho, a Tunland V9 mira o cliente da cidade. Assim, o modelo de entrada V7 terá um acerto mais voltado à robustez, com suspensão mais rígida calibrada para aguentar pisos irregulares.
Traseira da versão V7 tem design neutro
Divulgação
Já a V9 oferece suspensão traseira do tipo McPherson para proporcionar mais conforto no dia a dia. O teto-solar panorâmico exclusivo da versão também não esconde suas características mais requintadas.
As medidas também são diferentes entre as versões. A Tunland V7 voltada ao trabalho tem 5,61 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,91 m de altura e 3,35 m de distância entre-eixos. A versão V9 é quase 10 cm mais larga e 4 cm mais alta, preservando as demais medidas.
Traseira do modelo V9 tem o nome da marca projetado na tampa da caçamba
Divulgação
A linha Tunland vem de série com equipamentos como seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de frenagem de emergência, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré entre os principais itens de segurança.
Initial plugin text
Interior tem pacote de equipamentos interessante para ambas as versões
Divulgação
Na parte de conectividade e tecnologia, destaque para o painel de instrumentos e a central multimídia de 14,6 polegadas, que equipam ambas as versões. Botões no volante, o ar-condicionado dual zone automático e o acesso sem chave são outras características do modelo brasileiro.
A Foton pretende vender cerca de 1.000 unidades da Tunland no Brasil em 2025. As picapes terão garantia de três anos ou 100 mil km — o que ocorrer primeiro. A marca já possui um centro de distribuição de peças no Brasil em Várzea Paulista (SP), mas pretende abrir outro para suprir a demanda da picape.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More