Nova geração é referência em tecnologia no segmento de caminhonetes médias A nova geração da Ford Ranger estreou no Brasil no primeiro semestre de 2023 já estabelecendo um novo patamar entre as picapes médias à venda no país. Mesmo renovada com tecnologias inéditas na categoria e um novo motor V6 turbodiesel, a Ranger manteve preços bastante competitivos perante a concorrência – formada principalmente por Chevrolet S10 e Toyota Hilux.
A nova Ranger é fabricada na Argentina a partir de um novo chassi 30% mais resistente e com bitolas mais largas que o da geração anterior. As versões equipadas com o motor V6 são dotadas de freios a disco nas rodas traseiras em vez do sistema a tambores das configurações movidas pelo 2.0 turbodiesel.
Além da estrutura mais robusta, a Ranger adotou um desenho alinhado à atual identidade da “irmã” F-150, que realça o porte mais avantajado da picape, que ganhou 2 centímetros a mais no comprimento total (5,37 metros). A distância entre-eixos foi incrementada em 5 cm (3,27 m), enquanto a largura está 3 cm maior (1,92 m sem espelhos). A altura total de 1,88 m teve um expressivo acréscimo de 10 cm em relação à antecessora.
Nova Ford Ranger passou a trazer estilo inspirado na F-150
Murilo Góes/Autoesporte
Motorizações
As versões XL e XLS levam sob o capô o motor Panther 2.0 turbodiesel de quatro cilindros – que também equipa a van Transit – que gera 170 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, combinado a um câmbio manual (XL) ou automático (XLS), ambos de seis marchas.
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As versões da Ford Ranger equipadas com esse motor são dotadas de tração 4×4 com reduzida, mas a configuração XLS automática possui a opção de tração apenas traseira.
Versão XLS chegou a ser vendida com motor V6, mas agora é só 2.0
Renato Durães
Já as versões XLT e Limited são movidas pelo poderoso 3.0 V6 turbodiesel que chegou a equipar a F-150 na América do Norte. Esse motor entrega 250 cv de potência a 3.250 rpm e 61,1 kgfm de torque entre 1.250 e 2.250 rpm.
Essa motorização é sempre combinada ao câmbio automático de 10 marchas – o mesmo do Mustang e da F-150 – e tração 4×4 com reduzida e o novo modo automático, que pode ser acionado no asfalto.
Ranger trocou motor de cinco cilindros por um novo V6
Divulgação
Capacidades
Independentemente da versão, a nova Ford Ranger, por ora, é vendida somente em configuração de cabine dupla e caçamba com 1.250 litros de volume. A capacidade de carga varia entre 1.023 kg (Limited V6) e 1.084 kg (XLS V6), dependendo da versão.
Curiosamente, a versão XLS 2.0 turbodiesel 4×2 é a que tem a maior capacidade de reboque (3.100 kg), possivelmente por ser a mais leve da gama (2.069 kg).
Caçamba da Ford Ranger acomoda até 1.250 litros
Murilo Góes/Autoesporte
Principais equipamentos
Desde a versão de entrada XL manual, voltada ao trabalho, a nova Ford Ranger é equipada de série com seis airbags, controles de estabilidade, tração e de velocidade em descida e adaptativo de carga (corrige a dinâmica da picape quando está carregada), painel digital de 8 polegadas e central multimídia SYNC 4 de 10”.
Na XLS 4×2 automática, oferecida somente na linha 2024, são adicionados os faróis de LED com luzes de rodagem diurna, para-choques pintados na cor do veículo, rodas de liga leve aro 17” e quatro modos de condução. A XLS 4×4 acrescenta o bloqueio do diferencial traseiro, enquanto a XLS V6 recebe a alavanca de câmbio tipo joystick e freio de estacionamento eletrônico.
Mesmo versões mais simples da Ranger, como a XLS, são bem equipadas
Renato Durães
Na XLT V6, a picape recebe os itens da XLS 4×4, mais airbag para os joelhos do motorista, sensor de chuva, carregador de celular por indução, farol alto automático, reconhecimento de placas de trânsito, espelho interno antiofuscante, rebatimento elétrico dos retrovisores externos e bancos de couro.
Por fim, a Limited V6 conta com visual mais luxuoso, seis modos de condução, ar-condicionado digital de duas zonas, multimídia SYNC com tela de 12”, chave presencial, monitoramento de pressão dos pneus, protetor de caçamba e racks de teto.
Piloto automático adaptativo, assistentes de cruzamentos e de centralização em faixa, sensor de ponto cego com cobertura do reboque, assistente autônomo de frenagem, alerta de tráfego traseiro, câmeras com visão em 360°, painel de 12,4” e rodas de 20” estão presentes no pacote opcional exclusivo da versão.
Ford Ranger Limited tem central multimídia de 12 polegadas
Bruno Guerreiro/Autoesporte
Versão esportiva
Para incrementar a gama da nova Ford Ranger, a picape também está disponível na nervosa versão Raptor. Importada da Tailândia, a Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, com inspiração nos veículos de corrida no deserto.
Ford Ranger Raptor é a única da linha com motor a gasolina
Divulgação
Além do chassi exclusivo e das suspensões com amortecedores adaptativos Fox Racing, a Ranger Raptor é movida pelo motor Nano 3.0 V6 biturbo a gasolina de 397 cv de potência a 5.650 rpm e 59,4 kgfm de torque a 3.500 rpm, no lugar dos propulsores a diesel das demais versões. O câmbio automático de 10 marchas é o mesmo das versões V6 turbodiesel, porém, calibrado para uma condução mais esportiva.
De acordo com a Ford, a Ranger Raptor é a picape de produção em série mais rápida vendida oficialmente no Brasil, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.
Devido às modificações voltadas ao maior desempenho, a capacidade de carga da Raptor é de apenas 736 kg, enquanto as versões a diesel levam uma tonelada.
Tabela Fipe
Linha 2024
XL 2.0 turbodiesel 4×4 manual: R$ 199.972
XLS 2.0 turbodiesel 4×2 automática: R$ 204.013
XLS 2.0 turbodiesel 4×4 automática: R$ 226.039
XLS 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 250.835
XLT 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 262.685
XLT 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 305.517
Limited 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 322.000
Raptor 3.0 V6 biturbo gasolina 4WD automática: R$ 440.099
Linha 2025
XL 2.0 turbodiesel 4×4 manual: R$ 219.076
XLS 2.0 turbodiesel 4×4 automática: R$ 239.991
XLS 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 260.010
XLT 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 271.553
XLT 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 313.675
Limited 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 337.706
Obs: a linha 2025 da Ranger Raptor ainda não foi lançada
Vale apena investir em uma nova Ford Ranger usada?
Ford Ranger se tornou uma referência do segmento
Murilo Góes/Autoesporte
Vale a pena para quem quer uma picape média moderna, repleta de tecnologias e com dirigibilidade acima da média. Todas as versões a diesel são bem equipadas, mas a topo de linha Limited é a única dotada das assistências de condução.
A Raptor também conta com o pacote completo de equipamentos, mas a sua proposta não é indicada para os usuários tradicionais de picape, pois o seu desempenho de carro esportivo eleva consideravelmente o consumo de combustível e compromete a capacidade de carga.
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