Compacto saiu de linha em 2021, mas continua sendo uma excelente opção de carro usado O Ka saiu de linha em janeiro de 2021, quando a Ford anunciou o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil. Muitos proprietários ficaram preocupados com uma possível desvalorização súbita do hatch ou falta de peças no mercado de reposição. Nenhuma das hipóteses se concretizou, e o Ford Ka continua sendo um excelente carro usado.
Autoesporte, em parceria com a Karvi, elaborou um guia de compra para o Ford Ka . Abaixo, você pode conferir qual o melhor ano para buscar o hatch da Ford, as versões mais recomendadas e os pontos positivos e negativos do modelo.
Quanto custa?
O Ford Ka seminovo tem versões que cabem em todos os bolsos
Divulgação
Podemos dizer que o Ka é um carro para quase todos os bolsos. Com três gerações no Brasil, é possível encontrar unidades abaixo dos R$ 10 mil e até modelos que custam em torno de R$ 70 mil no mercado de usados e seminovos. Nessa matéria, vamos considerar a terceira geração, produzida entre 2014 e 2021 em Camaçari (BA).
Se o objetivo é gastar o mínimo possível, dá para encontrar unidades de 2016 que custam em torno de R$ 38 mil. Neste caso, estamos falando da versão SE 1.0, que tem equipamentos básicos, câmbio manual e rodas com calotas.
Quem tem mais dinheiro para gastar pode optar pela versão Freestyle de 2021, que custa R$ 70 mil no mercado de seminovos e oferece um pacote de equipamentos mais generoso. Podemos enumerar itens como câmbio automático, volante multifuncional, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de partida em rampa e sensores de estacionamento.
Qual versão devo escolher?
Versão SE 1.0 com câmbio manual é ideal para motoristas de aplicativo
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Isso sempre depende do perfil do cliente. Se você busca um carro para dirigir em aplicativos de carona, o ideal é comprar a versão manual. Além da economia de combustível, os mecânicos vão lidar com uma caixa mais descomplicada. Sendo assim, as chances de o carro ficar muito tempo parado em uma oficina são menores.
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Para motoristas de app, recomendamos a versão SE 1.0 manual de 2019. Ela pode ser encontrada por valores entre R$ 49 mil e R$ 53 mil, dependendo da região, estado de conservação e quilometragem do carro.
Seu motor 1.0 desenvolve 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. O consumo de combustível é um de seus pontos fortes, como mostraremos mais à frente.
Versão Freestyle tem visual aventureiro e vai bem como um carro urbano
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Para um motorista casual que vai utilizar o carro para os afazeres diários, a versão Freestyle automática pode ser encontrada a partir de R$ 63 mil. Além dos bons equipamentos que falamos nos tópicos anteriores, este modelo tem um motor 1.5 bem competente. A unidade desenvolve 136 cv de potência e 16,1 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.
Pontos positivos
Economia de combustível é um dos critérios que mais pesam a favor do Ka. Sua versão 1.0 pode marcar 9,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol, e 13,3 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro.
O modelo 1.5 equipado com câmbio automático também não faz feio: 7,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, e 10,7 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina.
Outra vantagem do Ka é sua versatilidade. O hatch é fácil de manobrar e de encaixar em qualquer vaga, mostrando-se uma excelente opção para motoristas inexperientes (ainda mais com sensores de estacionamento).
Pontos negativos
O espaço é limitado, tanto na cabine quanto no porta-malas
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O Ford Ka é um carro apertado, com apenas 3,95 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,56 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos. O espaço para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro é limitadíssimo. Além disso, levando três pessoas atrás, os ombros ficarão em contato o tempo inteiro.
O porta-malas tem 257 litros de capacidade e fica devendo muito na comparação com o Renault Sandero, que oferece 320 litros. Se você tem filhos adolescentes ou gosta de viajar, o hatch da Ford não é a melhor opção.
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