Lançado em 2012 e vendido até o fim da produção da marca no Brasil em 2021, SUV é boa opção de usado O Ford EcoSport nasceu em 2003 como uma ideia replicada pela maioria das montadoras. Pegar um carro popular e transformá-lo em um SUV compacto foi a chave do sucesso que é copiado até hoje. O pioneiro, no entanto, já foi superado pelos triviais, tanto que saiu de linha em 2021 com o fim das atividades da Ford no Brasil como fabricante e não deixou sucessor.
A segunda geração do utilitário esportivo, lançada em 2012, segue como boa opção de usado. Nela, a Ford trocou as linhas quadradas por mais atuais, com faróis estreitos e horizontais, grade hexagonal e lanternas horizontais que escondiam a maçaneta de abertura do porta-malas.
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Por dentro, o EcoSport de segunda geração repetia o erro da primeira de entregar um porta-malas pequeno. Eram somente 356 litros de capacidade. O SUV tem 4,27 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,57 m.
Motorização do Ford EcoSport
A segunda geração do Ford EcoSport teve quatro motorizações diferentes. Entre as linhas 2013 e 2017, o SUV compacto era oferecido com os motores 1.6 aspirado de 131 cv e 16,1 kgfm e 2.0, também aspirado, de 147 cv e 19,7 kgfm.
O câmbio podia ser manual de cinco marchas ou a problemática caixa PowerShift, automatizada de dupla embreagem e seis marchas.
Câmbio Powershift do Ford Ecosport: fique longe
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Após a reestilização lançada na linha 2018, um novo motor 1.5 de três cilindros com 137 cv e 16,2 kgfm substituiu o 1.6. Já as versões mais potentes traziam um 2.0, mas revisado e mais potente: 176 cv e 22,5 kgfm. Um novo câmbio automático de seis marchas entrou para o lugar da PowerShift.
A versão Storm se diferenciava pela tração 4×4 sob demanda, com distribuição eletrônica. A opção era acompanhada do motor 2.0 e do câmbio automático de seis marchas.
Principais equipamentos do Ford EcoSport
Desde seu lançamento, na linha 2013, o EcoSport já oferecia ar-condicionado, direção elétrica, volante com ajustes de altura e profundidade, rádio com CD player e Bluetooth, volante multifuncional e fixação de cadeirinhas tipo Isofix em todas as versões.
A partir da opção FreeStyle, eram incluídos controles de tração e estabilidade, faróis de neblina, sensor de estacionamento e rodas de liga leve. Por fim, a Titanium ainda incluía rodas maiores, ar-condicionado digital, partida por chave, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico.
Ford EcoSport Titanium 2020 sem estepe na tampa do porta-malas
Divulgação
A partir da linha 2017 todas as versões passaram a ter de série airbags laterais, de cortina e de joelhos, controles de tração e estabilidade, central multimídia de 6,5 polegadas, sensor de pressão dos pneus, controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve.
A tela multimídia crescia para 8 polegadas na versão Freestyle, que também adicionava rodas de 16 polegadas. A Titanum trazia teto solar como novidade além do sistema de som premium da marca Sony.
Preços e versões do Ford EcoSport de segunda geração na tabela FIPE
Linha 2013
S 1.6 16V: R$ 50.189
SE 1.6 16V: R$ 50.321
Freestyle 1.6 16V: R$ 51.137
Titanium 1.6 16V: R$ 49.248
SE 2.0 16V: R$ 50.665
Freestyle 2.0 16V: R$ 50.314
Freestyle 2.0 16V 4WD: R$ 53.905
Titanium 2.0 16V: R$ 51.028
Linha 2014
S 1.6 16V: R$ 51.949
SE 1.6 16V: R$ 52.012
Freestyle 1.6 16V: R$ 52.482
Titanium 1.6 16V: R$ 52.966
SE 2.0 16V: R$ 52.666
Freestyle 2.0 16V: R$ 52.476
Freestyle 2.0 16V 4WD: R$ 55.253
Titanium 2.0 16V: R$ 52.680
Linha 2015
S 1.6 16V: R$ 53.705
SE 1.6 16V: R$ 53.757
Freestyle 1.6 16V: R$ 53.809
Titanium 1.6 16V: R$ 54.534
SE 2.0 16V: R$ 54.074
Freestyle 2.0 16V: R$ 54.006
Freestyle 2.0 16V 4WD: R$ 56.635
Titanium 2.0 16V: R$ 54.399
Linha 2016
S 1.6 16V: R$ 55.048
SE 1.6 16V: R$ 55.296
SE 1.6 16V AT: R$ 55.296
Freestyle 1.6 16V: R$ 56.426
Freestyle 1.6 16V AT: R$ 56.524
Freestyle 2.0 16V: R$ 56.649
Freestyle 2.0 16V AWD: R$ 58.051
Titanium 2.0 16V: R$ 57.251
Linha 2017
SE 1.6 16V: R$ 56.601
SE 1.6 16V AT: R$ 57.349
SE Direct 1.6 16V: R$ 55.420
Freestyle 1.6 16V: R$ 59.326
Freestyle 1.6 16V AT: R$ 59.832
SE 2.0 16V: R$ 58.468
Freestyle 2.0 16V 4WD: R$ 61.472
Titanium 2.0 16V: R$ 62.012
Linha 2018
SE 1.5 12V: R$ 67.035
SE 1.5 12V AT: R$ 65.099
Freestyle 1.5 12V: R$ 67.499
Freestyle 1.5 12V AT: R$ 67.868
Titanium 2.0 16V: R$ 69.998
Storm 4WD 2.0 16V: R$ 73.526
Linha 2019
SE 1.5 12V: R$ 68.767
SE 1.5 12V AT: R$ 68.757
SE 2.0 16V: R$ 72.148
Freestyle 1.5 12V: R$ 70.785
Freestyle 1.5 12V AT: R$ 70.642
Titanium 1.5 12V: R$ 74.372
Titanium 2.0 16V: R$ 77.758
Storm 4WD 2.0 16V: R$ 78.055
Linha 2020
SE 1.5 12V: R$ 71.877
SE 1.5 12V AT: R$ 72.478
Freestyle 1.5 12V: R$ 73.092
Freestyle 1.5 12V AT: R$ 74.898
Titanium 1.5 12V: R$ 80.283
Storm 4WD 2.0 16V: R$ 80.007
Linha 2021
SE 1.5 12V: R$ 73.837
SE 1.5 12V AT: R$ 75.673
Freestyle 1.5 12V: R$ 78.801
Freestyle 1.5 12V AT: R$ 78.362
Titanium 1.5 12V: R$ 85.571
Storm 4WD 2.0 16V: R$ 82.008
Vale a pena investir em um Ford EcoSport usado?
De acordo com as reclamações dos proprietários de Ford EcoSport de segunda geração, o modelo teve dois problemas crônicos principais, que foram as falhas no câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift e problemas na correia do tricilíndro 1.5 que equipou as últimas unidades fabricadas.
É prudente, então, fugir das versões equipadas com um ou com outro, ou ter a certeza de que os problemas foram sanados. Em via das dúvidas, procure unidades equipadas com motor 1.6 dos primeiros ou com o 2.0 automático da segunda fase após 2017.
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