Fabricante acelera testes do utilitário esportivo que chega em meados de 2025 para brigar com Renault Kardian e Fiat Pulse O reinado do Renault Kardian Evolution MT deve durar pouco. Autoesporte flagrou um protótipo do projeto VW246 (ou A0 SUV) com carroceria definitiva em sua versão de entrada. Com calotas nas rodas, o modelo é empurrado por câmbio manual e motor turbo flex de três cilindros – assim como o veículo da marca de origem francesa, que hoje se gaba por ser o único do segmento com tal conjunto mecânico.
Além da briga com o Kardian, o vindouro modelo da Volkswagen vem para bater de frente com o Fiat Pulse. O novo SUV de entrada montadora alemã ficará posicionado abaixo do Nivus e será lançado no segundo trimestre de 2025. O produto será fabricado na unidade de Taubaté (SP).
Projeção: Volkswagen A0 SUV vai estrear nova identidade visual da marca
Exclusivo: Volkswagen A0 SUV terá painel diferente do Nivus (e melhor)
Reportagem de Autoesporte flagrou protótipo do projeto 246 em testes
Autoesporte
Ainda não sabemos qual é o nome oficial do projeto VW246. A Volkswagen, no entanto, já registrou algumas opções no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). São elas: Acron, Airon, Arena, Tagro e Tukan.
Initial plugin text
Fontes consultadas preferiram se abster quanto ao real nome do A0 SUV. Optaram por dizer que um dos registros pode ser “certeiro”, ou que as marcas foram protegidas “a fim de atender a uma estratégia global”.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Com ou sem nome oficial, certo é que a versão do modelo flagrada pela reportagem de Autoesporte é a de entrada. Tal é evidenciado, especialmente, pelas calotas pintadas em preto. Também não dá para notar a presença de barra iluminada interligando os faróis na dianteira.
Temos, no protótipo, barras longitudinais no teto. Além disso, dá para ver, mesmo sob a camuflagem, que o novo SUV tem vincos proeminentes e elementos similares aos do T-Roc europeu. Desse modo, a Volkswagen diferencia o produto dos demais feitos sobre a plataforma MQB A0.
A configuração de entrada do Volkswagen A0 SUV virá equipada com o motor 1.0 TSI turbo flex tricilíndrico com 12 válvulas e injeção direta de combustível. Nesta opção mais em conta, o propulsor da família EA211 tem calibração distinta. Ele rende 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol. São 16,8 kgfm de torque com quaisquer um dos combustíveis. Já a transmissão é a manual (MQ200) de cinco marchas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More