Sucessor de Argo e Mobi se veste de Citroën para esconder visual que será apresentado em 2026 O plano da Fiat de renovar sua linha de hatches compactos segue tomando forma. Dessa vez, uma unidade do novo carro popular da marca, que será o sucessor de Argo e Mobi no Brasil, foi flagrada rodando em testes em Belo Horizonte (MG). A foto foi compartilhada no perfil do Instagram Placa Verde.
O modelo é inspirado no Grande Panda, lançado na Europa recentemente, e será produzido no Brasil a partir de 2026. A linha de produção será instalada na fábrica da Stellantis em Betim (MG). Inclusive, a Fiat já passou a carroceria definitiva do novo modelo na linha de montagem para acertar os últimos detalhes.
Fiat Grande Panda foi lançado na Europa este ano e é inspiração para novo “carro popular” da Fiat no Brasil
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Para disfarçar o novo hatch, o veículo camuflado recebeu enxertos para incorporar o visual do C3. Por isso, suas linhas são mais arredondadas, diferentemente do Grande Panda europeu, que traz um design mais demarcado por ângulos retos.
Initial plugin text
No caso do Grande Panda, que vai inspirar o visual do novo modelo, o capô é mais quadrado, com linhas marcadas, seguido pela grade dianteira com formato retangular e malha quadriculada. Por fim, o conjunto de faróis segue uma estética de pixels em uma peça preta brilhante retangular, com o logo da Fiat deslocado à esquerda.
O novo carro popular da Fiat terá diferenças pontuais no visual, como revelamos em outro artigo. Nas laterais, por exemplo, não haverá a inscrição “Panda”, e há dúvidas sobre manter o nome da marca gravado direto na tampa do porta-malas.
Além disso, os faróis devem ser conectados à grade, o que revela a intenção de deixar o modelo com um visual mais conservador e semelhante ao de SUVs compactos vendidos por aqui. Já a cabine, deverá receber menos mudanças, sendo estas referentes às cores do painel e estofamento dos bancos.
Novo Uno?
Fiat Grande Panda não terá esse nome no Brasil e “Novo Uno” foi opção entre executivos da marca
Divulgação
Outro ponto importante sobre o novo lançamento da Fiat é o mistério em torno do nome. Isso porque é pouco provável que “Grande Panda” seja uma opção para o nosso mercado. Como Autoesporte apurou em outra reportagem, executivos da empresa afirmam que até a possibilidade de se usar “Novo Uno” foi cogitada.
O apelo ao modelo tão popular, entretanto, pode não ser a escolha final, e o hatch pode chegar por aqui com o nome de “Novo Argo”. A ideia da fabricante, portanto, é buscar nomes que tenham “mais legado” no Brasil. O modelo segue sem nome oficial.
Initial plugin text
Como é o Fiat Grande Panda?
Fiat Grande Panda oferece quadro de instrumentos digital e central multimídia flutuante
Divulgação
Na Europa, o recém-lançado hatch oferece motorização elétrica ou híbrida. No primeiro caso, trata-se de um propulsor de 113 cv de potência, alimentado por uma bateria de 44 kWh. O conjunto oferece autonomia de 320 km e possibilita uma velocidade máxima de 132 km/h. Clique aqui para ler as impressões de Autoesporte.
Já a opção híbrida une o motor 1.2 turbo de três cilindros a gasolina, que entrega 100 cv a um conjunto elétrico de 48 volts e um motor elétrico de 21 kW. Explicamos sobre a tecnologia neste texto.
Por aqui, esse sistema híbrido leve já equipa Fiat Pulse e Fastback e os vindouros Peugeot 208 e 2008 GT, mas aliado ao propulsor 1.0 turbo. No Brasil, o modelo também terá configurações a combustão, equipadas com o propulsor 1.0 Firefly que rende 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque.
Fiat Grande Panda oferece 316 litros de capacidade para o porta-malas.
Divulgação
Quanto às dimensões, trata-se de um hatch com 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,54 m de distância entre os eixos. Já o porta-malas, oferece 316 litros de capacidade.
Fiat Grande Panda terá versão SUV de 7 lugares ainda em 2025
Nova Fiat Strada terá base do Grande Panda e será vendida até na Europa
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More