Primeiro híbrido da marca francesa no Brasil segue em testes no país; veja quando chega O primeiro fruto da sinergia entre Renault e Geely no Brasil já roda por aqui faz um tempinho. E, como não haveria de ser, após a divulgação oficial da parceria entre as duas companhias no país, segue ritmo de testes cada vez mais intenso. Trata-se do Grand Koleos, primeiro modelo híbrido que a marca de origem francesa irá comercializar em nosso mercado.
Não é de se estranhar. Isso porque o Grand Koleos é um projeto originário da Coreia do Sul, e a união entre Renault e Geely no Brasil se dará em moldes similares ao acordo que as empresas têm no país asiático.
O Grand Koleos é irmão do Monjaro, veículo vendido na China. Não à toa, tem o mesmo entre-eixos de 2,84 metros e praticamente o mesmo comprimento: 4,78 m. Embora tenha dimensões generosas, similares ao do Toyota SW4, o SUV tem apenas configuração para cinco ocupantes.
Initial plugin text
O utilitário esportivo é feito sobre a plataforma CMA. É mesma do Volvo XC40 e de outros modelos de marcas do grupo Geely — como a Lynk & Co., que tem chances de aportar em nosso mercado.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
No exterior, o Grand Koleos se diferencia do Monjaro pelo para-choque e pela grade do tipo colmeia. Os faróis, por sua vez, são basicamente os mesmos. No interior, os dois SUVs são praticamente os mesmos. No entanto, a disposição de cores do modelo com insígnia Renault é mais discreta e afeita aos mercados mais, digamos, conservadores — como, por exemplo, o brasileiro.
Renault Grand Koleos se diferencia do Monjaro na dianteira pelo para-choque e pela grade
Divulgação
Conjunto mecânico do Renault Grand Koleos
O Renault Grand Koleos traz conjunto híbrido que, embora atenda pelo nome de E-Tech, é de origem Geely. O motor 1.5 turbo tricilíndrico de ciclo Miller, injeção direta, entrega 150 cv de e 22,9 kgfm. Casa com ele dois propulsores elétricos, um de 82 v e um de tração com 136 cv. Temos potência combinada de 245 cv e torque máximo declarado de 32,6 kgfm.
O câmbio do SUV médio é o Multimode, devidamente registrado pela Renault no Brasil. A transmissão do tipo DHT tem três marchas físicas, com as relações subsequentes preenchidas pelo conjunto elétrico. Com tal conjunto, o Grand Koleos tem consumo de combustível que pode passar dos 23 km/l.
Utilitário esportivo sino-francês deve chegar ao Brasil em 2026
Divulgação
O SUV sino-francês tem baterias de íons de lítio, do tipo níquel-manganês-cobalto (NMC). A capacidade é de 1,62 kWh e permite que o modelo rode bem pouco no modo puramente elétrico.
Initial plugin text
A Renault pretendia lançar o Grand Koleos no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. No entanto, a chegada oficial do modelo ao nosso país, via Coreia do Sul, deverá ocorrer apenas em 2026. Ele será vendido sempre em configuração híbrida plena sem recarga externa.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More