Stellantis confirma que caminhonete será produzida na Argentina, o que deve ocorrer ainda em 2025 e com motor 2.2 turbodiesel da Rampage A Fiat Titano foi lançada no Brasil, em março de 2024, com produção no Uruguai e motor 2.2 Blue HDi turbodiesel de 180 cv de potência e até 40,8 kgfm de torque. Cerca de um ano depois, muita coisa vai mudar na primeira picape média vendida pela marca italiana no Brasil. Em especial o local de fabricação e o coração da caminhonete.
No último fim de semana, a Stellantis confirmou, em uma mostra automotiva que a própria fabricante criou em sua fábrica de Ferreyra, em Córdoba, que produzirá a Fiat Titano na Argentina, como parte de um investimento de US$ 385 milhões (cerca de R$ 2,3 bilhões) prometido para o complexo da empresa na região.
De acordo com a própria Stellantis, a Titano será o primeiro modelo de “uma família de produtos” a serem fabricados em Córdoba ao lado do sedã Cronos. Além da picape média, a fabricante deve produzir em solo argentino “um novo motor e componentes” para equipar tanto a Titano quanto suas irmãs de plataforma.
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A companhia não dá detalhes, mas a “família” anunciada deve ser completada pela Peugeot Landtrek, caminhonete que deu origem à Titano , e a Ram 1200, outra variante do mesmo utilitário. No momento, todos esses produtos são montados em CKD pela Stellantis na fábrica da Nordex, em Montevidéu (Uruguai).
“Estamos felizes de poder começar a revelar esta família de produtos que anunciamos en setembro passado, com o investimento em Ferreyra. Vamos anunciar o resto das novidades de produção nacional que o Polo Industrial Córdoba vai oferecer oportunamente, mais adiante”, declarou Martín Zuppi, presidente de Stellantis Argentina.
Fiat Titano atualmente é montada no Uruguai
Divulgação
Segundo o Autos Segredos, com informações que posteriormente foram apuradas também por Autoesporte, o motor da Fiat Titano passará a ser o 2.2 turbodiesel Multijet II que estreou na , e que será aplicado a outros modelos do grupo Stellantis, como Fiat Toro, Jeep Commander e os utilitários Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo.
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Assim como na Rampage, a Fiat Titano argentina com o motor 2.2 Multijet II turbodiesel terá 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. O câmbio será manual de seis marchas nas versões básicas, com tração 4×2 traseira ou 4×4. Nas de topo, será automático de nove marchas, sempre 4×4.
Peugeot Landtrek, “irmã” da Titano, também deve ter a produção migrada do Uruguai para a Argentina
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Entretanto, essas novidades ainda devem demorar alguns meses para se concretizarem. Autoesporte apurou que a Titano será o último produto da Stellantis e adotar o novo motor 2.2 Multijet II entre os que estão previstos para recebê-lo. Isso deve acontecer apenas quando a produção argentina se iniciar, no segundo semestre de 2025.
A nova Fiat Titano argentina 2.2 Multijet turbodiesel de 200 cv será lançada como linha 2026 e deve contar com outras atualizações mecânicas e de acabamento.
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