Versão mais barata da caminhonete mais vendida no Brasil tem cabine simples e custa R$ 111.990, mas pode ser encontrada na casa dos R$ 90 mil A Fiat Strada foi o carro mais vendido do país em 2024. Aliás, o cenário tem sido sempre esse desde 2020. Com a alta procura pela picape compacta, encontrar uma unidade disponível nas lojas da marca, especialmente na versão de entrada, a Endurance Cabine Plus, não é tarefa fácil.
Passamos por algumas concessionárias, ligamos e enviamos mensagens por alguns dias aos vendedores até finalmente termos contato com a picape mais barata da gama pessoalmente. E olha que a unidade que encontramos já estava à espera do comprador no estoque da loja. “A demanda é alta”, disse o vendedor que nos atendeu.
Para-choque traseiro tem estribos antiderrapantes
Lucas Cardoso/Autoesporte
Segundo o profissional, a Strada Endurance Cabine Plus tem saída rápida devido à sua boa reputação e pelo preço praticado. Em algumas modalidades de venda, o modelo anunciado no site da Fiat, R$ 111.990, pode cair para pouco mais de R$ 90 mil — um desconto de 23,4% em relação ao preço original.
Mas é preciso ter paciência. Por conta da procura, o tempo de espera entre o pedido e a entrega de uma Strada Endurance pode chegar a 40 dias.
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O que a Strada entrega na versão Endurance?
Para-choque dianteiro da Strada Endurance não é pintado na cor da carroceria
Lucas Cardoso/Autoesporte
A configuração “pé de boi” vem equipada com o básico de equipamentos, deixando claro se tratar de um modelo indicado para o trabalho. Nessa pegada, o para-choque dianteiro tem acabamento em preto fosco, sem pintura, assim como as maçanetas e os retrovisores.
As rodas de 15 polegadas são de aço e os faróis usam apenas lâmpadas halógenas. Bem diferente das versões mais completas, nas quais a picape tem conjunto óptico em LED, rodas de liga leve e para-choque pintado na cor da carroceria.
-Picape tem interior com acabamento em plastico e bancos em tecido
Lucas Cardoso/Autoesporte
Sendo uma versão básica, a lista de equipamentos da Strada Endurance reflete o seu propósito: um carro para o batente. O modelo tem os dois airbags obrigatórios (motorista e passageiro), freios com ABS (antibloqueio) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), assistente de partida em rampa, e controle de estabilidade e tração com bloqueio de diferencial dianteiro, que a Fiat chama de TC+.
Como esperado em uma versão de entrada, a cabine traz acabamento com muito plástico rígido e em preto fosco, e bancos em tecido. Os vidros são a manivelas; os retrovisores têm ajuste manual; o ar-condicionado é analógico; e não há sistema de som. Contudo, a versão tem preparação para rádio com chicote e cabeamento. O console acomoda uma tomada de 12V.
Vidro traseiro tem barras de proteção
Lucas Cardoso/Autoesporte
Dentro da sua proposta, a Strada Endurance oferece barra de proteção no vidro traseiro, protetor de caçamba, ganchos para amarração de cargas, suporte de escada e iluminação dedicada no compartimento. A versão tem ainda sistema de molas que alivia o peso da tampa da caçamba, onde é possível carregar até 720 kg de carga.
Desde a linha 2024, a mecânica da picape de entrada tem como base o motor 1.3 Firefly — antes, versão vinha com o antigo 1.4 Fire. O propulsor quatro-cilindros de 8 válvulas rende 107 cv de potência com etanol e 98 cv ao usar gasolina. O torque máximo é de 13,6 kgfm no biocombustível e 13,1 kgfm com o derivado de petróleo. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração, dianteira.
Caçamba tem ganchos para amarração de carga
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Com o conjunto, a Fiat Strada Endurance tem consumo interessante. Segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), quando abastecida com etanol, a versão mais barata da picape pequena faz 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Ao usar gasolina, as médias sobem para 13 km/l na cidade e chegam a 14 km/l na estrada.
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