O SUV compacto, desenvolvido no Brasil, é fabricado em Betim (MG) e vendido apenas em países sul-americanos O Fiat Tipo saiu de linha no Brasil há quase 30 anos. Na Europa, a história é diferente. Por lá, o carro foi reestilizado, continua sendo vendido até hoje e deve receber uma nova geração em 2025. A ideia da fabricante italiana, aliás, é transformar o veículo em um SUV. E é o Pulse, desenvolvido no Brasil, que vai servir de inspiração para isso.
Veja também
De acordo com o site Auto Express, da Inglaterra, a Fiat quer fazer uma grande renovação como parte do Grupo Stellantis e a reformulação do Tipo está incluída nesse projeto. O chefe da fabricante, Olivier François, até informou que o carro “vai ultrapassar as segmentações tradicionais”.
No entanto, a projeção feita pela página inglesa para a nova geração do Fiat Tipo mostra que a inspiração para a construção do design do carro, é, na verdade, baseada no Pulse. Atualmente, o SUV compacto só é fabricado em Betim (MG) e vendido em países sul-americanos.
A escolha da marca pelo modelo acontece porque a Fiat quer ter um automóvel “de tamanho familiar” para conquistar os principais mercados mundiais.
Projeção do novo Fiat Tipo mostra que SUV será inspirado no Pulse
Auto Express
É também por esse motivo que o novo Tipo será oferecido em versões a combustão em algumas regiões e apenas em configurações eletrificadas em outras, segundo o próprio Olivier François.
Aliás, essa confirmação deixa em aberto qual será a plataforma usada na nova geração do Tipo. Há a possibilidade da fabricante escolher a arquitetura CMP/e-CMP, a mesma usada desde o Peugeot 208 até o Citroën C4. No entanto, é justamente em 2025 que ela deve ganhar uma substituta.
Vale lembrar que a nova carroceria do Tipo terá que dar conta de substituir as outras três oferecidas atualmente: hatchback, sedã e perua. Mas, pelo o que parece, essa tarefa não será tão difícil, já que as vendas caíram de 125 mil unidades, em 2016, para apenas um quarto desse número no último ano.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More