Comparamos os dados do PBEV com os nossos para ver se os SUVs híbridos leves, de fato, valem a pena em termos de economia Fiat Pulse T200 Hybrid – consumo Autoesporte vs Inmetro
Houve muita polêmica sobre os dados de consumo de Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid com motorização híbrida leve flex à época do lançamento dos modelos da Stellantis. Nós, aqui da Autoesporte, chegamos, inclusive, a elaborar texto para checar em quanto tempo os dois SUVs se pagavam considerando despesas com gasolina e etanol e os R$ 2 mil extras cobrados por configuração eletrificada.
Teste: Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid fazem valer os R$ 2 mil a mais?
No entanto, “a César o que é de César”. Todos os veículos por nós testados são submetidos às devidas aferições de consumo. Justamente por isso, divulgamos quais foram os dados obtidos por nosso time em relação aos Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid. Mais importante: comparamos tais números com os revelados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
Antes, porém, vale destacar, ainda que brevemente, como são feitos os dois testes. Se você quiser já rumar direto para o comparativo de números, avance para o intertítulo “Consumo de Fiat Pulse e Fastback híbridos”.
O Inmetro divulga dados de consumo a partir de medições efetuadas em laboratório, de acordo com normas técnicas como a NBR 7024. O instituto, aliás, frisa que “em condições reais de uso do veículo, diversos fatores influenciam o consumo percebido pelo motorista, podendo apresentar consideráveis variações em relação àqueles obtidos nas medições laboratoriais nas condições-padrão”.
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No caso de Autoesporte, fazemos os testes com os veículos em movimento e, a partir das mudanças para as normas do Proconve L8, com gasolina no tanque. Para aferir o ciclo urbano, rodamos por um trajeto de 35 km em uso real na cidade. Já na estrada, percorremos 55 km no limite da rodovia; ou seja, entre 90 km/h e 120 km/h.
Embora sejam condições de uso reais, bom frisar que os modelos permanecem com ar-condicionado desligado e vidros fechados. Ou seja, os números que obtivemos também podem sofrer variações no uso do dia a dia dos usuários, de acordo com o combustível usado, o nível de trânsito e, obviamente, o estilo de condução do motorista. O do nosso piloto de testes é muito eficiente quando se trada de aferir o consumo de qualquer veículo.
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Qual o consumo de Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid
Agora que tudo está devidamente explicado, vamos aos números. Lembrando, mais uma vez, que Autoesporte testa consumo com gasolina no tanque. Portanto, também consideramos os dados de Pulse e Fastback no Inmetro com o mesmo combustível.
Fiat Pulse T200 Hybrid 2025 – traseira dinâmica
Divulgação
Primeiro, então, falemos do Pulse. De acordo com o Inmetro, o SUV compacto híbrido leve flex tem um consumo de 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Já aqui em Autoesporte, obtivemos as seguintes médias: 12,7 km/l em ciclo urbano e 17,7 km/l em ciclo rodoviário.
Desse modo, temos uma queda de 7% em relação ao consumo na cidade entre os números do Inmetro e os nossos. No entanto, se compararmos os dados referentes ao ciclo rodoviário temos um ganho substancial de eficiência nos dados de Autoesporte: aumento expressivo de 39,3%.
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid 2025
Divulgação
Assim como o Pulse, o Fastback ficou bem na fita no consumo rodoviário em nossa avaliação. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o SUV cupê tem um consumo de 12,6 km/l em ciclo urbano e 13,9 km/l no rodoviário. No teste da Autoesporte, chegamos a 12,4 km/l (cidade) e 17,3 km/l (estrada). Ou seja, uma pequena queda de 1,58% no ciclo urbano, mas um aumento de 39,5% no rodoviário.
Os números surpreendem, especialmente quando sabemos que o objetivo da Stellantis com o sistema T200 Hybrid é otimizar a economia de combustível e a eficiência energética do motor 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque na cidade. De fato, há um ganho em relação às médias que Pulse e Fastback T200 sem eletrificação têm no mesmo ciclo.
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Contudo, o teste de consumo de Autoesporte mostrou que, se o motorista souber dosar o pé e dirigir com sabedoria, pode ter bons resultados de consumo também em viagens mais longas. Confira as tabelas:
Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid – Comparativo de consumo
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