Autoesporte comparou a dupla da Fiat com dez SUVs, sendo sete flex e três com sistema híbrido leve Os novos Fiat Pulse T200 Hybrid e Fiat Fastback T200 Hybrid são os primeiros carros híbridos flex produzidos pela marca no Brasil. O sistema, porém, é híbrido leve (MHEV), e serve para reduzir parcialmente os níveis de emissões e diminuir o consumo. Mas, quanto será que os SUVs são mais econômicos que seus rivais? Autoesporte fez a comparação com dez modelos.
Como é o sistema híbrido leve?
Sistema híbrido leve de 12 Volts usado por Fiat Pulse e Fastback
Leonardo Felix/Autoesporte
A Fiat usou um sistema híbrido leve de 12 Volts em conjunto com o motor 1.0 GSE T3 turbo flex de três cilindros e 12 válvulas com injeção direta e comando de válvulas e variação eletropneumática (sistema MultiAir III), para não ter muitos custos e, assim, não subir tanto o preço dos SUVs.
Uma das principais adaptações deste sistema está na substituição do alternador convencional por um motor elétrico ligado ao virabrequim por correia. Este sistema, conhecido como BSG (gerador por correia, na sigla em inglês), substitui o próprio alternador e o motor de arranque por cremalheira. Assim, é ele quem opera a partida do veículo e o sistema start-stop no lugar.
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É muito importante ressaltar que o motor elétrico tem 4 cv de potência e 1 kgfm de torque. Porém, esse sistema não é capaz de movimentar o carro, ele serve apenas para dar uma “forcinha” auxiliar, portanto, o motor 1.0 turbo segue com até 130 cv e 20,4 kgfm. Autoesporte explicou exatamente como esse sistema funciona.
Preços de Pulse e Fastback híbridos
Fiat Fastback e Pulse T200 Hybrid 2025 lado a lado
Divulgação
Os valores partem de R$ 125.990 para o Pulse e R$ 151.990 para o Fastback— ambos vendidos nas versões Audace e Impetus. Para saber mais detalhes sobre os equipamentos de cada modelo, basta clicar aqui.
Pulse Audace T200 Hybrid AT: R$ 125.990
Pulse Impetus T200 Hybrid AT: R$ 140.990
Fastback Audace T200 Hybrid AT: R$ 151.990
Fastback Impetus T200 Hybrid AT: R$ 161.990
Consumo de Pulse e Fastback híbridos
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Na comparação com suas respetivas versões similares sem o sistema elétrico, o Fastback teve melhoria de 11,5% no consumo urbano com gasolina e 9,8% com etanol. Na rodovia, no entanto, os números são basicamente iguais, já que o principal apelo aqui é poupar combustível na cidade. No caso do Pulse, os melhorias na cidade são de 10,7% com os dois combustíveis — na rodovia também segue igual. Os números são do Inmetro.
Fastback T200 Hybrid:
Gasolina: 12,6 km/l (cidade) e 13,9 km/l (rodovia)
Etanol: 8,9 km/l (cidade) 9,8 km/l (rodovia)
Pulse T200 Hybrid:
Gasolina: 13,4 km/l (cidade) e 14,4 km/l (rodovia)
Etanol: 9,3 km/l (cidade) e 10,2 km/l (rodovia)
Consumo dos rivais
Baseado nos números de vendas entre os SUVs, Autoesporte selecionou sete modelos com motor flex para entrar nessa lista: Volkswagen T-Cross e Nivus, Renault Kardian, Honda HR-V, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. O outros três representantes são SUVs da mesma faixa de preço que também são equipados com o sistema híbrido leve: Kia Stonic, Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive e Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive.
Novos híbridos da Fiat levam até 10 anos para compensar investimento extra
Para melhor visualização, sempre que um modelo for igual ou melhor do que Fastback e Pulse no consumo, serão sublinhados de rosa, seguido de explicação. Se não houver qualquer indicação, quer dizer que a dupla da Fiat leva a melhor em todos os dados.
1) Volkswagen T-Cross
Motor 1.0 turbo
Gasolina: 11,9 km/l (cidade) e 14,1 km/l (rodovia) = consumo rodoviário melhor que do Fastback
Etanol: 8,1km/l (cidade) e 9,8 km/l (rodovia) = consumo rodoviário igual ao do Fastback
Motor 1.4 turbo
Gasolina: 11,6 km/l (cidade) e 14,3 km/l (rodovia) = consumo rodoviário melhor que do Fastback
Etanol: 8,1 km/l (cidade) e 10,1 km/l (rodovia) = consumo rodoviário melhor que do Fastback
2) Volkswagen Nivus
Motor 1.0 turbo
Gasolina: 11,9 km/l (cidade) e 14,1 km/l (rodovia) = consumo rodoviário melhor que do Fastback
Etanol: 8,3 km/l (cidade) e 9,9 km/l (rodovia) = consumo rodoviário melhor que do Fastback
3) Renault Kardian
Motor 1.3 turbo
Gasolina: 13,1 km/l (cidade) e 13,9 km/l (rodovia) = consumo urbano melhor e rodoviário igual ao do Fastback
Etanol: 9,0 km/l (cidade) e 9,7 km/l (rodovia) = consumo urbano e rodoviário melhor que do Fastback
4) Honda HR-V
Motor 1.5 aspirado
Gasolina: 12,7 km/l (cidade) e 13,9 km/l (rodovia) = consumo urbano melhor e rodoviário igual ao do Fastback
Etanol: 8,8 km/l (cidade) e 9,8 km/l (rodovia) = consumo rodoviário igual ao do Fastback
Motor 1.5 turbo
Gasolina: 11,4 km/l (cidade) e 13,1 km/l (rodovia)
Etanol: 8,0 km/l (cidade) e 9,2 km/l (rodovia)
5) Jeep Renegade
Motor 1.3 turbo
Gasolina: 9 km/l (cidade) e 10 8 km/l (rodovia)
Etanol: 6,4 km/l (cidade) e 7,6 km/l (rodovia)
6) Chevrolet Tracker
Motor 1.0 turbo
Gasolina: 11,2 km/l (cidade) e 13,6 km/l (rodovia)
Etanol: 7,8 km/l (cidade) e 9,6 km/l (rodovia)
Motor 1.2 turbo
Gasolina: 7,2 km/l (cidade) e 9,2 km/l (rodovia)
Etanol: 10,4 km/l (cidade) e 13,2 km/l (rodovia)
7) Hyundai Creta
Motor 1.0 turbo
Gasolina: 11,9 km/l (cidade) e 12,6 km/l (rodovia)
Etanol: 8,3 km/l (cidade) e 9,1 km/l (rodovia)
Motor 1.6 turbo
Gasolina: 11,9 km/l (cidade) e 13,5 km/l (rodovia)
8) Kia Stonic
Kia Stonic tem o mesmo motor turbo do HB20
Renato Durães
Motor 1.0 turbo + sistema híbrido leve
Gasolina: 13,7 km/l (cidade) e 13,8 km/l (rodovia) = melhor do que Pulse e Fastback na cidade
9) Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid tem motor flex
Divulgação
Motor 1.5 turbo + sistema híbrido leve
Gasolina: 11,1 km/l (cidade) e 10,9 km/l (rodovia)
Etanol: 8,1 km/l (cidade) e 8,3 km/l (rodovia)
10) Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid
Emily Nery/Autoesporte
Motor: 1.5 turbo + sistema híbrido leve
Gasolina: 11,6 km/l (cidade) e 11,4 km/l (rodovia)
Etanol: 8,5 km/l (cidade) e 8,6 km/l (rodovia)
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