Propulsor 1.3 T270 sofreu alterações de forma a atender regras do Proconve L8 As opções de Fiat Fastback , Pulse Abarth e Toro equipadas com motor 1.3 T270 perderam potência para atender ao Proconve L8. O movimento é similar ao que ocorreu com os Jeep Renegade, Compass e Commander equipados com o mesmo propulsor.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Conforme apurou Autoesporte, o propulsor 1.3 T270 agora rende 176 cv tanto com gasolina quanto com etanol. Antes, entregava 180 cv e 185 cv, respectivamente. O torque, por sua vez, permanece o mesmo: 27,5 kgfm.
Fiat Pulse Abarth perdeu 9 cv de potência quando abastecido com etanol
Divulgação
Em resposta às mudanças, a Fiat diz que “os produtos normalmente têm evoluções técnicas com melhorias para o consumidor. As pequenas alterações de potência em alguns modelos são imperceptíveis na utilização cotidiana”. Sobre o assunto, a Jeep emitiu nota parecida. Vale lembrar que as duas marcas fazem parte do grupo Stellantis.
Após a divulgação de que os modelos da Jeep com propulsor 1.3 T270 haviam perdido potência, já era esperado que algo similar fosse ocorrer com os veículos do portfólio da Fiat. Enquanto a primeira alterou discretamente dados técnicos do motor em questão em seus sites oficiais no início da semana, a segunda fez o mesmo movimento na tarde desta sexta-feira (10).
Na landing page do Fastback, mais especificamente no campo da versão Limited T270 AT, já há a legenda “motor turbo de 176 cv super potente”. Além disso, a marca removeu os 185 cv de outrora em texto referente ao Fastback Abarth, que agora é: “para uma direção mais esportiva, a versão Fastback Abarth é a escolha ideal”.
Todavia, até o momento, as comunicações nos sites de Toro e Pulse ainda mantêm a antiga cavalaria do 1.3 T270 quatro-cilindros. Na landing page do Pulse Abarth ainda lê-se, por exemplo, “motor Abarth 185 cv de potência”. O número também segue na página da picape, em texto referente ao propulsor. No entanto, tal deve ser corrigido em breve.
Além disso, ainda não há informações oficiais acerca de mudanças em termos de desempenho dos veículos. A título de curiosidade para os entusiastas, ao menos por ora a marca não divulgou quaisquer alterações no quesito performance – especialmente nos casos de Pulse e Fastback Abarth. Tanto é que o 0 a 100 km/h dos modelos em suas respectivas páginas segue inalterado: 7,6 segundos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More