Mesmo fora de linha há algum tempo, compacto ainda é bem aceito no mercado de usados O Fiat Palio de segunda geração estreou no mercado em 2011 para dar um “frescor” ao hatch, que estava defasado e vinha perdendo espaço no portfólio da marca após o lançamento do novo Uno, em 2010. Além do visual mais moderno inspirado no Punto, o novo Palio passou a ser construído sobre a mesma plataforma do Uno, uma estrutura mais rígida e segura, que ainda permitiu aumentar algumas dimensões do hatch.
A distância entre-eixos foi a medida mais beneficiada, passando dos 2,32 metros do modelo anterior para 2,42 m. Essa “esticada” ampliou o espaço da cabine para proporcionar maior conforto aos ocupantes. O porta-malas, aliás, teve um ganho de apenas 10 litros, totalizando 290 litros.
A lista de equipamentos de série, entretanto, não era das mais generosas, se comparada à dos carros atuais. O novo Palio trazia apenas direção hidráulica, desembaçador e lavador do vidro traseiro, abertura interna do porta-malas, computador de bordo e regulagem manual dos retrovisores.
Fiat Palio tem porta-malas de 290 litros
autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Ar-condicionado, faróis de neblina, vidros e travas com acionamento elétrico e regulagem de altura do volante eram opcionais na versão Attractive 1.0 e 1.4, e vinham de série somente nas configurações Essence e Sporting 1.6.
Com visual mais atraente e oferecendo equipamentos inexistentes no antecessor, a segunda geração do Fiat Palio não tardou a fazer sucesso, tanto que ficou marcada por assumir a liderança do mercado brasileiro em 2014, encerrando a hegemonia de 27 anos do Volkswagen Gol no posto de carro mais vendido do país.
Ar-condicionado era um opcional na versão Attractive
Divulgação
Initial plugin text
O modelo também foi responsável pela independência do Siena do Palio. O sedã — que passou a ostentar visual exclusivo, teve o entre-eixos alongado para 2,51 m e ganhou um generoso porta-malas de 520 litros — passou a ser chamado de Grand Siena para competir contra Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan, modelos maiores que o antigo Siena.
A perua Weekend/Adventure, por sua vez, se desvinculou do nome Palio em 2015 e foi fabricada em Betim (MG) até 2020, sempre baseada na primeira geração do hatch.
Versão perua do Fiat Palio sempre foi baseada na primeira geração do hatch
Divulgação
O Fiat Palio deixou de ser produzido definitivamente em 2018 para abrir espaço ao então novato Argo e encerrar a sua trajetória de 22 anos. Neste período, foram mais de 3,5 milhões de unidades fabricadas somadas as duas gerações do compacto.
Veja também:
Fiat Palio nos EUA? Conheça a história do nosso hatch com motor 16V na terra dos V8
Gol, Uno e Palio são os carros usados mais vendidos do Brasil
Como um Fiat Palio viajou até a Europa e se tornou xodó de fã de carros
Motorizações
O novo Palio estreou com três opções de motores flex aspirados. A versão de entrada Attractive podia ser equipada com os propulsores Fire Evo de 1,0 e 1,4 litro, aprimorados com novos componentes internos, mais leves e com menor atrito, para melhorar o consumo de combustível.
Fiat Palio era vendido com três opções de motores
autoesporte
O motor 1.0 gerava até 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque, enquanto o 1.4 entregava 88 cv e 12,5 kgfm. Ambos associados ao câmbio manual de cinco marchas.
As versões Essence e Sporting eram as configurações mais completas em termos de equipamentos e traziam a motorização mais potente da gama, a E.torQ 1.6 16V de 117 cv e 16,8 kgfm, que podia ser combinada ao câmbio manual ou à caixa automatizada Dualogic, também com cinco marchas.
Veja também:
Toyota Yaris usado: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes do hatch
Hyundai HB20S usado: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes do sedã
Renault Sandero usado: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 2ª geração
Volkswagen Polo usado: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 6ª geração
Tabela Fipe
Linha 2011
Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 27.906
Essence 1.6 Flex 16V: R$ 28.651
Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 28.732
Linha 2012
Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 30.704
Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 33.310
Essence 1.6 Flex 16V: R$ 30.646
Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 30.957
Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 34.878
Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 35.931
Linha 2013
Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 31.472
Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 34.699
Essence 1.6 Flex 16V: R$ 33.680
Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 33.694
Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 38.206
Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 38.290
Sporting Interlagos 1.6 Flex 16V: R$ 39.893
Sporting Interlagos Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 37.362
Fiat Palio Attractive traz motor 1.0
autoesporte
Linha 2014
Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 33.612
Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 35.881
Essence 1.6 Flex 16V: R$ 36.088
Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 36.366
Sporting Interlagos 1.6 Flex 16V: R$ 39.436
Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 39.603
Sporting Interlagos 1.6 Flex 16V: R$ 42.630
Sporting Interlagos Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 40.983
Linha 2015
Attractive Best Seller 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 35.164
Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 35.934
Attractive 1.4 EVO Fire Flex 8V: R$ 37.776
Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 38.230
Essence 1.6 Flex 16V: R$ 39.012
Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 39.253
Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 42.606
Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 42.684
Sporting Interlagos 1.6 Flex 16V: R$ 44.048
Sporting Interlagos Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 42.008
Linha 2016
Attractive Best Seller 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 37.193
Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 38.416
Attractive Best Seller 1.4 EVO Fire Flex 8V: R$ 38.721
Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 39.982
Essence 1.6 Flex 16V: R$ 40.173
Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 40.462
Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 46.166
Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 46.237
Sporting Blue Edition 1.6 Flex 16V: R$ 50.178
Sporting Blue Edition Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 47.891
Fiat Palio Sporting chega a custar mais de R$ 48 mil
Divulgação
Linha 2017
Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 39.377
Attractive Best Seller 1.4 EVO Fire Flex 8V: R$ 40.982
Essence 1.6 Flex 16V: R$ 42.834
Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 46.702
Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 48.042
Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 48.482
Vale investir no Fiat Palio usado?
Para quem dá muita importância à liquidez do carro no mercado de usados, o Fiat Palio é uma das melhores opções disponíveis. O hatch teve mais de 35 mil unidades negociadas no país em junho, ficando atrás apenas do Volkswagen Gol, o primeiro colocado com mais de 62 mil emplacamentos, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários).
Fiat Palio Blue Edition – interior
Divulgação
A mecânica do Fiat Palio é amplamente conhecida dos mecânicos do país. Os motores Fire Evo e e.TorQ têm peças em abundância no mercado e são reconhecidos por serem robustos e fáceis de reparar.
As versões equipadas com o câmbio automatizado Dualogic merecem certa atenção para detectar algum defeito provocado pela falta de manutenção preventiva.
Autoesporte recomenda
No caso da versão Attractive, as unidades com motor 1.0 entregam desempenho muito aquém do esperado, por isso é melhor optar pelo propulsor 1.4, que entrega performance superior sem comprometer o consumo.
É importante se atentar aos equipamentos, uma vez que as unidades sem o pacote de opcionais não possuem airbags, freios ABS, ar-condicionado e nem vidros elétricos. Carros sem esses itens são mais difíceis de passar para frente numa revenda futura.
Fiat Palio Sporting é mais equipado que as demais versões
Divulgação
Já as versões Essence e Sporting 1.6 são as opções mais interessantes para comprar, pois saíam de fábrica com os equipamentos citados, além de faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, entre outros. A Sporting ainda tem o visual com apelo esportivo reforçado pelo aerofólio traseiro, saias laterais, ponteira dupla de escape e detalhes em vermelho no interior.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More