Modelo é alternativa de usado com bom espaço interno e vasta opções de motores O Fiat Cronos surgiu em 2018 quando os sedãs compactos ainda estavam em alta. O modelo estreou com opções que iam da mais básica, com motor 1.0, até a mais luxuosa com propulsor 1.8 e câmbio automático. Chegou para suceder o Siena e com a missão de encarar modelos como Volkswagen Voyage, Ford Ka Sedan e Hyundai HB20S.
E deu resultado. O Cronos foi um sucesso no Brasil, além de liderar as vendas na Argentina, onde é fabricado. Com bom espaço interno e mecânica robusta, o sedã logo virou uma boa opção no mercado de usados.
O sedã tem 4,36 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,51 m de altura e entre-eixos de 2,52 m. O porta-malas, grande destaque do modelo, tem capacidade para 525 litros.
São 525 litros de capacidade no porta-malas do Fiat Cronos
Renato Durães
Motorização
O Cronos foi lançado com motor 1.3 de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. O câmbio podia ser manual ou automatizado de embreagem simples GSR, ambos com cinco marchas. Havia também a opção do 1.8 e.torq de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, podendo ser acoplado a uma caixa manual ou a automática de seis velocidades.
Na linha 2022, o motor 1.8 foi extinto e, no ano seguinte, o 1.3 passou a contar com câmbio CVT. O Cronos básico adotou o propulsor 1.0 Firefly de três cilindros e 75 cv de potência e 10,7 kgfm. Neste caso, a transmissão é só manual.
Principais equipamentos
Fiat Cronos Argo Câmbio GSR
Divulgação
Todo Cronos já vem com itens como ar-condicionado, direção elétrica e rádio com Bluetooth. A partir das versões intermediárias, o sedã é equipado com central multimídia e rodas de liga leve. A versão topo de linha Precision já vinha com ar-condicionado digital.
Em 2020, o sedã chegou a ter uma versão esportiva HGT, que vinha com rodas de 17 polegadas e adereços aerodinâmicos. Por dentro, a maior diferença é o teto com forro preto.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Fiat Cronos Precision 1.3 AT
Divulgação
Preços e versões do Fiat Cronos
Linha 2018
Drive 1.3 – R$ 52.681
Drive 1.3 GSR – R$ 51.550
Precision 1.8 MT – R$ 60.977
Precision 1.8 AT – R$ 65.397
Linha 2019
1.3 – R$ 58.586
Drive 1.3 – R$ 59.015
Drive 1.3 GSR – R$ 59.861
Drive 1.8 AT – R$ 62.745
Precision 1.8 MT – R$ 63.029
Precision 1.8 AT – R$ 67.032
Linha 2020
1.3 – R$ 65.183
Drive 1.3 – R$ 64.111
Drive 1.3 GSR – R$ 62.873
1.8 MT – R$ 68.097
Drive 1.8 AT – R$ 69.763
Precision 1.8 AT – R$ 69.675
HGT 1.8 AT – R$ 75.031
Linha 2021
1.3 – R$ 67.354
Drive 1.3 – R$ 67.625
1.8 AT – R$ 74.100
Drive 1.8 AT – R$ 72.052
Precision 1.8 AT – R$ 75.684
HGT 1.8 AT – R$ 78.362
Linha 2022
1.3 – R$ 69.812
Drive 1.3 – R$ 71.981
Linha 2023
1.0 – R$ 65.907
Drive 1.0 – R$ 69.689
Drive 1.3 – R$ 74.290
Drive 1.3 CVT – R$ 82.605
Precision 1.3 CVT – R$ 89.587
Linha 2024
Drive 1.0 – R$ 80.245
Drive 1.3 – R$ 90.147
Drive 1.3 CVT – R$ 88.240
Precision 1.3 CVT – R$ 94.794
Vale a pena investir em um Fiat Cronos usado?
O Fiat Cronos é um carro que mudou pouco ao longo do tempo, então até os mais velhos mantém praticamente o mesmo visual de um 0 km. Também vale pelo bom espaço interno e pelo porta-malas generoso.
As versões 1.8 têm bom desempenho, mas os proprietários costumam reclamar bastante sobre o consumo. Também é bom fugir das versões GSR, pois o câmbio automatizado costuma ser problemático e incomodar com trancos nas trocas de marchas. As versões 1.3 com câmbio manual ou CVT são as mais indicadas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More