Últimas unidades zero-km do subcompacto elétrico foram vendidas em setembro, mas ainda eram do modelo 2022 Além dos relatórios mensais, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) também divulga balanços parciais dos emplacamentos de carros novos. Os números muitas vezes sugerem que alguns modelos podem estar saindo de linha. Foi esse o ponto de partida para Autoesporte descobrir que o Renault Logan havia saído de linha. Agora, notamos que o Fiat 500e não teve unidades emplacadas desde setembro.
Entre janeiro e novembro, foram vendidos só nove exemplares do elétrico, sendo os dois últimos em setembro. No site da Fiat, contudo, o 500e ainda aparece no configurador em versão única à venda por R$ 214.990. A questão é que o modelo disponível é 2022, provavelmente do lote trazido para o lançamento, há três anos.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Autoesporte procurou sete das cerca de 35 concessionárias da Fiat que vendem modelos elétricos. Em apenas uma delas, em Belo Horizonte (MG), o 500e estava disponível — um exemplar, oferecido por R$ 215.990. Nas demais, os vendedores afirmaram que os estoques estavam esgotados há meses. Um deles disse que a última unidade havia sido entregue há mais de um ano.
Em outras duas, nas cidades de Fortaleza (CE) e Contagem (MG), havia a possibilidade de encomendar o veículo, mas o tempo de espera era de 30 a 45 dias.
Fiat 500e foi o primeiro carro elétrico da marca no Brasil
Divulgação
Initial plugin text
Autoesporte procurou a Fiat ainda em outubro para entender o status do 500e no Brasil. Na época, a marca disse que unidades do modelo 2024 chegariam em novembro. O site, porém, ainda exibe a versão 2022 do subcompacto elétrico. E o relatório da Fenabrave não indica novos emplacamentos.
Agora, após um segundo contato, a Fiat afirmou que “devido aos trâmites de importação, trabalha em regime de estoque do 500e no Brasil”. Com os estoques zerados há meses, a marca disse ainda que já tem “um lote em etapa final de tropicalização, assim que liberados, eles estarão disponíveis para comercialização, o que acontece ainda este ano”.
Incertezas na Europa
Apesar de prometer um novo lote para o Brasil, a Fiat vive um momento de incertezas na Europa. A imprensa local noticiou que a produção do modelo na fábrica de Mirafiori (Itália) será interrompida entre dezembro e o início de janeiro. O motivo seriam as baixas vendas. A marca também estuda uma versão híbrida para tornar o 500 mais atraente, já que a transição para a mobilidade elétrica está em ritmo menos acelerado do que muitas fabricantes previam.
Fiat 500e vendido no Brasil ainda é 2022
Divulgação
O 500e é um dos menores carros elétricos do Brasil. Tem 3,63 m de comprimento, 2,32 m de entre-eixos e 1,68 m de largura e 1,53 de altura. O carrinho é equipado com um pacote de baterias de íons de lítio de 42 kWh, o suficiente para oferecer uma autonomia de 227 km ao motor elétrico de 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é cumprido em 9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More