Modelo artesanal criado pelo mecânico Caio Strumiello está à venda por R$ 100 mil e impressiona pelas soluções usadas para modelar o design A criatividade do brasileiro certamente não respeita limites e, dentro do meio automotivo, tamanha capacidade inventiva parece ir ainda mais longe. Prova disso vem do mecânico paulista Caio Strumiello, de 53 anos, que criou sua própria Ferrari a partir da combinação inusitada de peças de carros e motos. O modelo impressiona pelo resultado alcançado mesmo sendo apenas um projeto de garagem.
Em vídeo publicado pela loja T-Car no Youtube, Strumiello explica que desenvolveu a ‘Ferrari brasileira’ a partir do monobloco de um Ford Ka 1997 e partes do chassi de um buggy. O trabalho de adaptação demandou bastante expertise e, vendo o carro pronto, é difícil dizer à primeira vista que existe um modelo totalmente diferente sob a chamativa carroceria vermelha.
‘Ferrari brasileira’ tem lanterna de CG e maçanetas de Opala
Traseira tem quatro saídas de escapamento e enorme asa aerodinâmica
Reprodução/Youtube
Falando em carroceria, todas as formas foram moldadas em fibra de vidro (material bastante usado em criações do tipo), enquanto elementos específicos do design foram criados a partir de peças de outros veículos. É o caso dos faróis, que são oriundos do Chevrolet Celta de primeira geração, porém montados em posição vertical.
Nas laterais, os retrovisores parecem perfeitamente criados para a própria ‘Ferrari Strumiello’, mas na verdade são da scooter Burgman (motocicleta da Suzuki). O mesmo vale para os botões que abrem as portas, que foram retirados das maçanetas do Chevrolet Opala. Logo ao lado, a peça plástica que simula uma entrada de ar lateral é parte do tanque da Yamaha Fazer 250.
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‘Ferrari Strumiello’ é conversível e chama atenção no trânsito
Reprodução/Youtube
Na traseira, as chamativas lanternas arredondadas são — acredite — os faróis da Honda CG adaptados. No vídeo, o próprio Strumiello faz questão de ligar o carro para mostrar a assinatura luminosa circular em vermelho. O interior não lembra em nada o Ka e tem painel inspirado nos modelos originais da Ferrari. Destaque para bancos esportivos, vidros elétricos e até partida por botão.
O mecânico também enfatiza que o projeto foi tocado em sua própria garagem e idealizado de forma totalmente autoral (ou seja, não é a mera réplica de um modelo famoso, como já visto em outros casos).
Motor é o Zetec Rocam 1.6 da Ford
Apesar de todo arrojo visual, a Ferrari brasileira não tem preparação na motorização. Sob o capô, marca presença o conhecido motor 1.6 Zetec Rocam da Ford todo original. São 95 cv de potência e 14,1 kgfm de torque, sempre com gasolina. O câmbio é manual de cinco marchas. As alterações feitas foram apenas no sentido de rebaixar o cofre para alinhar o posicionamento do propulsor ao design do carro.
Sob o capô, o motor é o conhecido 1.6 Zetec Rocam da Ford
Reprodução/Youtube
‘Ferrari brasileira’ está à venda por R$ 100 mil
Strumiello afirma que, para realizar todas as alterações no modelo, gastou aproximadamente R$ 80 mil. Para quem ficou interessado, ele diz que está disposto a vendê-lo e pede R$ 100 mil. O novo dono só precisará ficar atento à questão da documentação, já que a ‘Ferrari’ ainda não foi devidamente legalizada para rodar nas ruas. Segundo o mecânico, a regularização depende do enquadramento do carro como protótipo.
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