Hipercarro híbrido estreia na competição em 2023 com conjunto híbrido de 680 cv Com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2023 a alguns meses de começar, programado para março do ano que vem, a Ferrari revela seu hipercarro 499P, que fará sua estreia na categoria. A fabricante italiana voltará à competição após 50 anos.
Ferrari 499P tem motor V6 aliado a um elétrico para entregar 680 cv
Divulgação
O modelo foi mostrado pela primeira vez durante o Finali Mondiali, evento anual da Ferrari que celebra o fim da temporada das corridas. O nome 499P foi inspirado no de outros protótipos da marca dos anos de 1960 e 1970, como o 250 P e o 330 P, vencedores de provas como as 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona e Seis Horas de Nürburgring.
Veja também
O protótipo híbrido tem monocoque de fibra de carbono e é equipado com motor central V6 3.0 biturbo que, apesar de ter arquitetura e especificações similares, não compartilha peças com o usado na 296 GTB.
Protótipo híbrido tem chassi monocoque de fibra de carbono
Divulgação
O V6 trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 271 cv montado no eixo dianteiro, que é conectado a um diferencial para criar um sistema de tração integral. Ele é alimentado por uma bateria de 900V desenvolvida usando as técnicas do programa da Ferrari na Fórmula 1, ou seja, a recarga é feita pela energia recuperada das frenagens.
Conforme as regras da FIA, os dois motores são constantemente ajustados para que a potência combinada não ultrapasse 680 cv.
Ferrari 499P foi apresentada no evento anual Finali Mondiali
Divulgação
A inspiração no design vem da 312 PB de 1973, o último carro com o qual a Ferrari participou da competição, mas com toques modernos. Na traseira, por exemplo, há uma barra iluminada que fornece uma identidade visual exclusiva e faz com que o carro não passe despercebido, especialmente após escurecer.
Barra iluminada na traseira marca a identidade visual do hipercarro
Divulgação
A estreia das duas unidades da 499P, números 50 e 51, será nas 1.000 Milhas de Sebring, na Flórida (EUA), em 17 de março de 2023. Por enquanto, a Ferrari ainda não anunciou os nomes dos pilotos que farão parte de seu programa de corridas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More