Automobilismo nacional volta a ser representado por Gabriel Bortoleto, na Sauber, oito anos após a aposentadoria de Felipe Massa O Brasil possui muita tradição na Fórmula 1. Terceiro colocado no ranking de nações com o maior número de títulos mundiais, nosso país registra oito vitórias, sendo duas de Emerson Fittipaldi, três de Nelson Piquet e três de Ayrton Senna. Desde 2017, ano em que Felipe Massa se aposentou, nenhum brasileiro disputou pela categoria. Mas isso está para mudar em 2025.
Isso porque, na última quarta-feira (6), Gabriel Bortoleto fechou contrato com a Sauber. Atualmente, a equipe suíça tem como titulares Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, que ainda não divulgaram seu futuro no automobilismo e darão espaço para que o brasileiro ocupe uma das vagas ao lado do alemão Nico Hulkenberg, titular da Haas nesta temporada.
Gabriel Bortoleto fecha com Sauber para a temporada de 2025 da Fórmula 1
Reprodução/Instagram
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Vale dizer ainda que o contrato de Bortoleto é “plurianual” — o que significa que ele também deverá compor o grid em 2026. No outro ano, porém, além do novo regulamento que será adotado pela Fórmula 1, a Sauber não será mais uma equipe, pois passará a atuar como escuderia de fábrica da Audi.
Além de ter sido campeão da Fórmula 3 no ano passado, ao correr pela Trident, Bortoleto é o atual líder da Fórmula 2, que está a duas corridas do final da temporada. O paulistano de 20 anos está com 169,5 pontos no campeonato e também faz parte de um programa da McLaren para jovens atletas. Já a sua carreira é administrada por Fernando Alonso, piloto espanhol de 43 anos que integra a equipe da Aston Martin.
Initial plugin text
Initial plugin text
15 anos sem vitória do Brasil
Como mencionado, a última vez em que um brasileiro disputou pela Fórmula 1 foi em 2017, quando Felipe Massa correu pela Williams. Se falarmos em vitórias, porém, faz mais tempo que nosso país não tem um representante no pódio.
Felipe Massa no GP do Brasil de 2008 (Foto: Divulgação)
Auto Esporte
A última vitória tupiniquim em um GP de Fórmula 1 aconteceu em setembro de 2009, quando Rubens Barrichello se consagrou o campeão do GP de Monza, na Itália. Naquele ano, o piloto corria pela Brawn e finalizou a temporada em terceiro lugar, atrás de Sebastian Vettel e Jenson Button, que ocupava a outra cadeira titular na equipe de Rubinho.
Um mês antes de ocupar o primeiro lugar do pódio na Itália, Barrichello havia dado mais uma vitória ao Brasil na mesma temporada. Em agosto, o paulista venceu o GP da Espanha, que a partir de 2026 passará a acontecer em uma pista de rua em Madrid.
Rubens Barrichello foi o último brasileiro a vencer um GP de Fórmula 1
Divulgação
Apesar de nunca ter sido campeão de uma temporada da categoria, Massa coleciona 11 vitórias e 41 pódios ao longo da carreira. Além disso, o piloto carrega o título de ser o último brasileiro a ter vencido um GP do Brasil. A conquista em casa aconteceu em 2008 pela Scuderia Ferrari, ao disputar o primeiro lugar contra Lewis Hamilton.
Ayrton Senna: veja a coleção de carros do tricampeão mundial de Fórmula 1
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More