Nova geração do SUV deve usar carrocerias do Taos como mulas, indicando uma atualização de plataforma e dimensões A Volkswagen prepara para 2027 uma nova geração do SUV compacto T-Cross, com produção em São Bernardo Campo (SP), atualização de plataforma e motorização híbrida flex — conforme apurado há algumas semanas por Autoesporte. Agora, nossa reportagem pode afirmar que a fabricante já iniciou a preparação dos primeiros protótipos do modelo, que devem ser construídas utilizando carrocerias do primo maior Taos como mulas.
Isso porque o novo Volkswagen T-Cross adotará a arquitetura MQB 37 do Taos, que está sendo atualizada pela fabricante – dentro do plano de investimentos de R$ 16 bilhões até 2028 – e será denominada MQB Hybrid. Contudo, as dimensões ainda serão de um SUV compacto, portanto não se espante se essas mulas surgirem com entre-eixos encurtado e bitolas mais estreitas.
Vale observar que a produção de um protótipo, mesmo uma mula, demora muito mais tempo que a de um veículo de série. Afinal, ainda não há moldes ou ferramental, e a montagem é feita quase em caráter “artesanal”. É um processo de meses. Assim, nossa reportagem entende que os primeiros protótipos do novo T-Cross híbrido só devem ficar prontos no segundo semestre deste ano.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Initial plugin text
Como será o novo Volkswagen T-Cross híbrido
A segunda geração do Volkswagen T-Cross será o primeiro de dois veículos híbridos flex plenos que a fabricante produzirá em São Bernardo do Campo (SP). O segundo será uma nova geração do Nivus. O lançamento está previsto para 2027 e 2028, respectivamente. No caso do T-Cross, haverá a migração da produção do SUV compacto de São José dos Pinhais (PR) para o ABC paulista.
Motor 1.5 TSI Evo2
Divulgação
Isso porque o complexo da Anchieta é o único que vem sendo preparado pela Volkswagen para produzir veículos com baterias de alta tensão. Isso significa que o T-Cross de segunda geração pode até ter versões híbridas leves de 48 Volts, mas não apenas isso: será possível ter na gama também um conjunto híbrido pleno (HEV), a ser estreado pelo SUV cupê T-Roc na Europa em breve, ambos baseados no motor 1.5 TSI Evo2, que terá sua produção nacionalizada em São Carlos (SP).
Conforme explicamos neste artigo, o motor 1.5 TSI Evo2 permitirá a adoção de todos os tipos de motorização híbrida nos Volkswagen nacionais. E, com a troca de plataforma MQB 27 ou A0 para MQB 37 ou A1, o novo Volkswagen T-Cross deve crescer ligeiramente, mas não muito. O SUV tende ficar com dimensões similares às do SUV europeu T-Roc, que mede 4,30 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,60 m de altura. O entre-eixos deve ser mantido na casa de 2,65 m.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More