Novo SUV da montadora já roda em fase avançada de testes no Brasil; lançamento é previsto para 2026 A Nissan escondeu o jogo de modo absolutamente sagaz. Tamanha perspicácia nos levou a crer que a montadora de origem japonesa utilizava uma mula do atual Kicks para testar seu futuro SUV de entrada. Ledo engano. Autoesporte apurou que trata-se de modelo em fase avançada de testes, já rodando com carroceria definitiva.
Conforme antecipamos em fevereiro do ano passado, este é o SUV que a montadora pretende lançar até o fim do ano fiscal japonês — ou seja, até março de 2026. O modelo chega a fim de travar um duelo no segmento do Renault Kardian. No entanto, o utilitário esportivo de entrada da Nissan não terá a mesma plataforma RGMP (também conhecuda como CMF-B) do veículo da marca francesa.
Em vez da base mais nova, moderna e cara, novo SUV da Nissan terá a plataforma do antigo Kicks — atualmente comercializado como Kicks Play. Este último, inclusive, servirá apenas de “tampão”, e deverá conviver com a futura geração apenas até a chegada do inédito compacto.
Portas do novo SUV serão aproveitadas do Kicks atual
Divulgação
Como o novo SUV e o Kicks Play têm, como já mencionamos, a mesma base, o flagra induziu muita gente ao erro — já que a estamparia, principalmente na lateral, é a mesma do “irmão”. As portas, por exemplo, são idênticas.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Todavia, fontes garantem que o modelo passou por mudanças profundas tanto na dianteira, quanto na traseira. Desse modo, se afasta do Kicks e busca seu próprio lugar ao sol. Para completar, há a possibilidade da Nissan ter dado uma leve encurtada no entre-eixos do novo SUV a fim de deixá-lo com visual ainda mais característico. Você pode notar todos os detalhes do utilitário esportivo, ainda que camuflado, no flagra abaixo do @acelerados.
Initial plugin text
O modelo faz parte do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciados no ano passado. O que faz muito sentido, já que esse montante não será aplicado exclusivamente no projeto, que receberá apenas parte dos recursos. Justamente por isso, teremos arquitetura antiga e motor 1.6 16V com comando variável de válvulas na admissão e no escape. O propulsor rende 110 cv de potência com gasolina e 113 cv com etanol. Ele entrega, respectivamente, 15,2 kgfm e 15,3 kgfm de torque.
Nissan do Kicks atual será aproveitado no novo SUV compacto
Divulgação
Tantas são as similaridades com o Kicks que até o código do projeto volta a fazer sentido. Ele atende por P02H, enquanto o “antigo” é chamado de P02F. Já o novo Kicks tem a alcunha de projeto P13C. Com as novas informações obtidas por nossa reportagem vemos que há, novamente, padronização.
Com seu novo utilitário esportivo de entrada, a Nissan pretende concorrer com modelos como os Volkswagen Nivus e o inédito Tera, além de Fiat Pulse e o futuro SUV da Chevrolet. O rival mais óbvio, no entanto, é o Kardian.
Vale frisar que acreditávamos que a sinergia entre Renault e Nissan, além da plataforma, garantiria ao novo SUV da marca nipônica o motor 1.0 turbo TCe também para o segundo crossover feito em Resende (RJ).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More