Produção da nova geração do SUV compacto terá início em maio; lançamento será no segundo trimestre de 2025 Os flagras do novo Nissan Kicks têm se multiplicado nas últimas semanas. Entre outras coisas, isso indica que o lançamento se aproxima. Autoesporte traz novas informações sobre o início da produção do SUV compacto, bem como a motorização que o modelo vai adotar.
Não é segredo que a fábrica de Resende (RJ) está sendo preparada para fazer a segunda geração do Kicks. Foram R$ 2,8 bilhões em investimentos na unidade do sul fluminense. O resultado prático poderá ser visto a partir do início de maio, quando a produção em série terá início. Isso indica que o lançamento para a imprensa e chegada nas lojas deve acontecer no segundo trimestre do ano que vem.
Vale lembrar que o SUV renovado vai conviver com a geração atual, que deve receber um novo facelift e também um novo nome – Kicks Play, segundo o site Autos Segredos.
Novo Kicks será o primeiro carro da marca a usar motor 1.0 turbo
Divulgação/Nissan
Motor do Kardian
Porém, além de todas as diferenças entre as duas gerações, o novo Nissan Kicks também terá um motor inédito – pelo menos na marca japonesa. Estamos falando da mesma unidade 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta de combustível desenvolvida pela Horse que já equipa o Renault Kardian. A informação consta no site da fabricante de motores e foi confirmada em entrevista exclusiva pelo chefe de pesquisa e desenvolvimento da empresa, João Carlos Dias Junior.
Estamos falando do HR10DDT, o código de projeto do 1.0 TCe presente no Kardian, e que acaba de se sagrar campeão do Motor do Ano. Apesar da confirmação, há algumas indefinições. Uma delas é sobre a produção do motor. “O esquema industrial ainda está em negociação. Posso dizer que o projeto está sendo desenvolvido para a Nissan com a tecnologia Horse. Onde será produzido, ainda não está definido.”
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Motor paranaense ou fluminense
Motor 1.0 da Horse estreou no Renault Kardian
Divulgação
Isso significa que a Horse poderá produzir os motores em São José dos Pinhais (PR) e enviar para Resende, ou a Nissan pode comprar os componentes e realizar a montagem no sul fluminense. Quando anunciou o investimento no Brasil, a marca japonesa disse que parte do valor seria destinado a “montar um motor turbo”. Agora, com maior clareza das informações, parece que o termo “montar” não foi usado por uma mera questão linguística.
O que ainda segue em sigilo são os números de potência e torque do 1.0 turbo na “versão Nissan”. Originalmente, o motor rende 110 cv e 20,4 kgfm de torque. No Kardian, com a adoção da tecnologia flex, houve um salto para 125 cv e 22,4 kgfm. É muito pouco provável imaginar que a Nissan não vá realizar um ajuste próprio para que o Kicks tenha a identidade da marca.
Nissan terá picape intermediária “irmã gêmea” da Renault; entenda
Uma das razões para isso é que o câmbio usado no SUV compacto deve ser diferente da caixa automatizada de dupla embreagem do Kardian. A Nissan é conhecida pelo bom acerto da transmissão CVT. Além disso, todo o restante da linha (com exceção da picape Frontier) utiliza um câmbio desse tipo, facilitando a manutenção.
Como é o novo Kicks?
Nova geração do Kicks cresceu e tem porte mais próximo ao de um Jeep Compass
Divulgação/Nissan
O novo Nissan Kicks será posicionado acima da versão atual, com preços provavelmente em uma faixa de R$ 150 mil a R$ 180 mil.
Vale lembrar que a nova geração é maior do que o atual. São 4,37 metros de comprimento (6 centímetros extras). Essa dimensão deixa o SUV compacto próximo ao de modelos médios, como o Jeep Compass (4,40 m), por exemplo. As medidas de entre-eixos de 2,66 m (+ 4 cm), largura de 1,80 m (+ 4 cm) e altura de 1,63 m (+ 2 cm) também cresceram.
Cabine do novo Nissan Kicks vai avançar em relação ao atual
Divulgação/Nissan
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More