Novo conjunto híbrido pleno a diesel é testado no Japão e pode surgir na picape nacional até o final da década A Mitsubishi está testando um novo motor híbrido pleno (HEV) movido a diesel para o mercado global, incluindo o brasileiro, que pode surgir em diversos carros da marca, incluindo a picape Mitsubishi Triton até o fim da década. A informação foi confirmada por Mauro Correia, presidente da HPE Automotores, em entrevista ao CBN Autoesporte (confira na íntegra).
“Estamos estudando isso [o lançamento de um produto híbrido pleno]. Temos ainda em desenvolvimento um carro diesel híbrido, mas isso para bem lá na frente […]. É para o final da década” — Mauro Correia, presidente da HPE Automotores.
Esta nova motorização híbrida a diesel ainda não existe em nenhum veículo de produção da Mitsubishi, mas é testada no Japão e deve surgir no Brasil até 2030. Contudo, seu desenvolvimento não faz parte do aporte de R$ 4 bilhões na fábrica de Catalão (GO) até 2032.
Mauro Corrêa não deu detalhes do projeto, mas Autoesporte entende que se trata de uma variante eletrificada do atual motor 2.4 biturbo diesel da Triton de nova geração, que recentemente estreou no Brasil, com 204 cv de potência e 47,9 kgfm de torque.
Teste: nova Mitsubishi Triton não é mais L200, mas está melhor e mais bruta
Nova Mitsubishi Triton tira nota máxima em teste de segurança do Latin NCAP
O executivo também afirmou que o uso de biodiesel em carros híbridos pode ser estratégico para a redução de emissões e até beneficiar o cliente que atua no agronegócio.
“O nosso motor atual já pode utilizar alguns tipos de biodiesel. Também já iniciamos testes para outros tipos de diesel que estão sendo desenvolvidos e produzidos no Brasil”, afirmou Correia. “Um carro diesel proporciona torque, potência e autonomia. É o que o agronegócio precisa”.
Mitsubishi desenvolve motor híbrido flex
Novo SUV da Mitsubishi vai estrear motor híbrido flex antes da chegada do modelo diesel, confirma presidente
autoesporte
Neste montante de R$ 4 bilhões anunciado pela marca em abril está incluso o desenvolvimento de um motor híbrido flex, que também foi confirmado com exclusividade ao CBN Autoesporte.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Initial plugin text
“Temos a previsão de lançamento de um carro [com essa tecnologia] para 2026 ou, mais tardar, 2027. Estamos no meio do desenvolvimento. Se trata de um produto flex, já com sistema híbrido leve”, afirmou o presidente da HPE Automotores.
Correia não confirmou qual será o primeiro modelo híbrido flex da história da Mitsubishi, mas Autoesporte pode dizer que se trata de um SUV compacto inédito. Ao que tudo indica, será um carro com a mesma plataforma do XForce, o substituto do ASX em mercados como Malásia, Indonésia e Tailândia. Inclusive, há chances de ser o próprio XForce.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More