Configuração híbrida paralela de 245 cv será lançada no Brasil já em 2025, para substituir versão V6 a gasolina A Kia Carnival, tradicional minivan de oito lugares que está em sua quarta geração no Brasil, vai passar por uma mudança importante em 2025: trocar o motor V6 3.5 aspirado a gasolina por um conjunto híbrido paralelo (HEV), também movido a gasolina, que pode fazer a minivan chegar a 14,5 km/l de consumo.
Autoesporte apurou que o Grupo Gandini, importador oficial da Kia no Brasil, programa o lançamento da Carnival Hybrid para o fim do primeiro semestre, em versão única de acabamento, como substituta da atual configuração V6 a gasolina do MPV. O preço deve ficar entre R$ 650 mil e R$ 700 mil.
A Kia Carnival Hybrid une o motor 1.6 Smartstream TGDi quatro-cilindros 16V turbo a gasolina (sim, o mesmo do novo Hyundai Creta), em calibração de 180 cv de potência e 27 kgfm de torque, a um motor elétrico síncrono de ímãs permanentes com 74 cv e 31 kgfm, formando uma potência combinada de 245 cv e um torque combinado de 37,5 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.
Kia Tasman: picape coreana é revelada com visual ousado e virá ao Brasil
Kia K4 chega ao Brasil em 2025 para encarar Toyota Corolla e Nissan Sentra
Kia Sportage estreia nova dianteira e troca câmbio polêmico do Creta
Em relação aos 272 cv da Carnival V6, a variante híbrida perde 27 cv, mas passa a oferecer 2,3 kgfm a mais de torque. Assim, a expectativa é que a aceleração de 0 a 100 km/h permaneça próxima ao homologado atualmente, 8,5 segundos.
Kia Carnival híbrida – Traseira
Divulgação
Já o consumo de combustível deve melhorar substancialmente. Enquanto a minivan V6 a gasolina faz 7,3 km/l em ciclo urbano e 9,9 km/l no rodoviário, segundo o Inmetro, a Carnival Hybrid tem um consumo oficial no ciclo americano EPA equivalente a 14,5 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Na homologação brasileira, com a adição de 30% de etanol, os números devem cair um pouco.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
As baterias de íons de lítio têm 1,49 kWh de capacidade – afinal, a Carnival não é um veículo com recarga externa. Toda a alimentação elétrica é gerada pelo próprio motor 1.6 turbo ou pelas frenagens regenerativas. Ou seja, a autonomia da minivan em modo apenas elétrico é de não mais que alguns metros.
Galerias Relacionadas
Visualmente não deve haver alterações, mas a nova Kia Carnival híbrida pode ter mudanças no acabamento interno e pacote de equipamentos, incluindo novas telas digitais de 14,6 polegadas para quadro de instrumentos e central multimídia, em substituição aos atuais sistemas de 12,3 polegadas cada.
As dimensões da Kia Carnival Hybrid também devem ser iguais às da minivan equipada com motor V6: 5,16 metros de comprimento, 3,09 m de entre-eixos, 2 m de largura e 1,78 m de altura.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More