Hyundai voltará a montar o SUV médio Tucson na fábrica da Caoa em Goiás no fim de outubro; motor pode ser o 1.6 TGDi de 193 cv do Creta O Hyundai Tucson vai voltar a ser produzido no Brasil e isso acontecerá ainda este mês, com chegada às lojas no começo de novembro. A informação foi confirmada pelo presidente da Hyundai no Brasil e América Latina, Airton Cousseau, em entrevista exclusiva ao podcast CBN Autoesporte que foi ao ar neste domingo (13).
Ao comentar o novo acordo de importação de veículos e produção local usando a fábrica da Caoa em Anápolis (GO), anunciado em fevereiro deste ano, Cousseau afirmou que o Hyundai Tucson voltará a ser montado em sistema CKD (kits chegam prontos de fora e são montados localmente), ainda em sua terceira e penúltima geração, com o mesmo visual que compunha a gama do SUV médio desde 2021.
“A gente já retomou a produção do [caminhão] HR e agora, no fim deste mês, o Tucson vai entrar novamente em produção. É o Tucson atual, ainda não é a nova [geração]. Os carros já vão estar liberados agora no fim do mês e provavelmente no início de novembro a gente já tenha o Tucson [de volta] às lojas”, disse Airton Cousseau, presidente da Hyundai Motor Brasil (HMB).
Hyundai Tucson que voltará a ser produzido no Brasil tem visual da penúltima geração com discreto facelift
Divulgação/Hyundai
“E o público quer esse carro, né? Fizemos algumas pesquisas para ver se já colocávamos em produção [o Tucson atual] ou se esperávamos a nova geração, mas achamos melhor relançar agora, porque tem gente pedindo. Vai ser em um volume limitado, obviamente, mas ele é um carro que tem um nome muito forte e não podíamos deixar de produzir esse veículo”, acrescentou.
Painel do Hyundai Tucson que voltará a ser produzido no Brasil
Divulgação/Hyundai
Cousseau não deu mais detalhes, mas Autoesporte apurou que a Hyundai montará lotes do Tucson usando kits CKD que a Caoa já havia encomendado junto à matriz na Coreia do Sul e estavam parados. Vale lembrar que o Tucson mudou de geração globalmente em 2020 e que, inclusive, o SUV de quarta linhagem já possui um facelift.
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A Hyundai não abre as especificações do Tucson, mas nossa reportagem entende que a fabricante manterá no SUV médio o motor 1.6 Gamma turbo de 177 cv e 27 kgfm. Trata-se basicamente do mesmo conjunto que o 1.6 Smartstram TGDi turbo a gasolina de 193 cv de potência e mesmos 27 kgfm de torque do novo Creta.
Até o câmbio é o mesmo: automatizado de dupla embreagem e sete marchas com caixa seca e engrenagens lubrificadas. Por isso a produção será concentrada ainda em 2024: para que o SUV não precise atender às normas do Proconve L8, às quais a especificação do Creta já está preparada e a do Tucson ainda não. Contudo, não se espante se o SUV médio também vier com motor de 193 cv.
Hyundai Creta Ultimate 1.6 TGDi motor
Renato Durães/Autoesporte
O lote do Tucson de terceira geração 1.6 TGDi a gasolina de 193 cv deve ser usado para abastecer a rede de concessionárias ao longo de 2025, enquanto a Hyundai prepara terreno para a produção da quarta geração do SUV médio, também na fábrica da Caoa em Anápolis, a partir de 2026, com direito a motorização híbrida, também conforme apuração de Autoesporte.
“Já estamos preparando para o próximo ano os novos modelos que vamos produzir em Anápolis”, limitou-se a dizer Airton Cousseau. Outro Hyundai candidato a ser montado pela Caoa em CKD na planta goiana é o sedã médio Elantra. O presidente da marca no Brasil, inclusive, destacou a importância do novo acordo de cooperação entre sua empresa e o grupo Caoa.
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“A Caoa lançou a Hyundai no Brasil e fez um posicionamento de marca muito importante, trazendo carros como o Santa Fe, i30, Sonata, Elantra… Uma linha de produtos espetacular. Depois houve uma questão jurídica que eu não gostaria de entrar em detalhes, mas o bom é que conseguimos alinhar um bom acordo para as duas marcas”, apontou.
“O desenvolvimento de produtos novos importados estava um pouco defasado. Havia três ou quatro anos que não tínhamos novidade no mercado, então precisávamos fazer um acordo que nos ajudasse a fazer com que a marca crescesse. Fizemos isso e foi muito bom para os dois lados. Agora, podemos trazer os veículos que entendemos serem bons pro mercado. Os primeiros já chegaram, o Palisade e o Ioniq 5. E na sequência virá o Tucson”, completou o presidente da Hyundai Motor Brasil.
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