Programa de avaliação de segurança vai aprofundar avaliação de assistentes a condução; novas regras passam a valer em 2030 As exigências de segurança para os automóveis na Europa já são consideravelmente mais altas que na América Latina, mas essa diferença deve aumentar ainda mais. Ao menos essa é a informação do site espanhol Motor.es.
O Euro NCAP, entidade responsável pelos testes de segurança nos carros vendidos no mercado europeu, irá atualizar seus critérios a partir de 2026, com previsão de entrar em vigor em 2030. Isso revela como é importante um planejamento de longo prazo, já que dará tempo para as fabricantes adaptarem seus carros às novas regras.
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As principais mudanças serão nos testes dos assistentes ao condutor, como frenagem autônoma de emergência, que já são necessários para as cinco estrelas e avaliados desde 2018. Agora, o Euro NCAP pretende aprofundar a avaliação sobre esses itens.
Os novos critérios também vão compreender testes virtuais com o objetivo de aumentar a proteção de pedestres. Confira as oito regras que serão adicionadas aos testes:
Teste nos sistemas de auxílio ao condutor, sejam de assistência ou automatizados
Avaliação do sistema de detecção de fadiga
Aumento na eficácia de auxílios à velocidade (ACC, por exemplo)
Testes de segurança ativa que simulam mais de perto ambientes rodoviários reais e examinam o design da interface homem-máquina “HMI” para garantir assistentes de direção mais robustos e eficientes
Testar e avaliar as funções de segurança habilitadas pela comunicação «V2V» (entre veículos), «V2I» (entre veículos e infraestruturas) e «V2X» (entre veículos e todo o ambiente)
Testes de segurança passiva que prestam mais atenção à igualdade de gênero e ao envelhecimento da população de motoristas e ocupantes
Avaliação do risco de incêndio e fuga térmica em veículos elétricos
Promover as melhores práticas em segurança veicular e acesso a dados
Testes mais rigorosos entrarão em vigor a partir de 2030
Divulgação
Teste em motos e comerciais
O Euro NCAP também ampliará as avaliações de motocicletas, scooters e veículos comerciais pesados. Esse trio atualmente se envolve cada vez mais em acidentes graves ou mortais no Velho Continente.
Para isso, a entidade terá de desenvolver testes específicos, muito além dos aplicados em automóveis. Essas mudanças visam colaborar com o programa “Visão Zero” da União Europeia, que pretende diminuir drasticamente mortes e acidentes graves até 2030.
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