Atualizações em bateria e aerodinâmica deram mais fôlego para carros da Volvo, BMW e BYD Um dos maiores desafios para fabricantes de carros elétricos é conseguir produzir modelos que tenham autonomia equivalente aos seus concorrentes com motor térmico. Por isso, um dos focos de desenvolvimento para essas montadoras está em atualizações que permitam que seus carros rodem mais com apenas uma recarga.
Certos modelos mostraram que seguem evoluindo na linha 2025, com avanços significativos em autonomia. Com melhorias em baterias, aerodinâmica e eficiência energética, marcas como BMW, BYD e Volvo conseguiram aumentar a quilometragem por carga de alguns de seus veículos, atendendo à crescente demanda por modelos mais eficientes e sustentáveis.
Veja abaixo quais carros ganharam autonomia em 2025 e o que impulsionou esse ganho:
BMW 530e M Sport
BMW 530e M Sport é equipado com um conjunto híbrido plug-in
Divulgação
BMW atualizou o sedã 530e M Sport para a linha 2025, trazendo importantes avanços em eficiência e tecnologia. Agora chamado de 530e M Sport MDrive50, o modelo híbrido plug-in (PHEV) continua a combinar um motor 2.0 turbo a gasolina com um propulsor elétrico, mas com um conjunto de gerenciamento de energia otimizado para entregar ainda mais autonomia em modo 100% elétrico.
De acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o BMW 530e 2025 pode percorrer até 70 km apenas com o motor elétrico, um ganho significativo em relação aos 61 km oferecidos na versão anterior. Essa melhoria se deve à evolução dos sistemas de gerenciamento da bateria e do motor elétrico, permitindo um aproveitamento mais eficiente da carga e um consumo ainda mais equilibrado.
BMW 530e M Sport parte de R$ 574.590
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O modelo oferecido com preços a partir de R$ 574.950 também recebeu atualizações no pacote de equipamentos, com destaque para as novas opções de assistência de condução semiautônoma, sistema de infoentretenimento com interface renovada e recursos de atualização remota (OTA).
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BYD Tan
O SUV elétrico da BYD também passou por atualizações importantes. Sua bateria aumentou de 86,4 kWh para 108,8 kWh, proporcionando um salto na autonomia de 309 km para 437 km. Além disso, a introdução do sistema de suspensão adaptativa DiSus-C possibilita ajustes automáticos na rigidez do conjunto, otimizando o consumo de energia de acordo com o tipo de terreno e melhorando a eficiência do veículo.
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O BYD Tan é um SUV elétrico de sete lugares que alia desempenho e conforto a tecnologias avançadas. Equipado com dois motores elétricos, um dianteiro de 245 cv e 35,7 kgfm de torque, e outro traseiro de 272 cv e 35,7 kgfm, o Tan entrega uma potência combinada de 517 cv e 71,4 kgfm de torque. Essa configuração permite que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 190 km/h.
BYD Tan tem espaço para acomodar até sete ocupantes e oferece central multimídia giratória já conhecida dos carros da marca
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Em estações de carregamento de corrente contínua (DC) de 110 kW, é possível recarregar de 30% a 80% em aproximadamente 30 minutos, segundo a montadora. No mercado brasileiro, o BYD Tan 2025 está disponível com preço inicial de R$ 536.880. Construído sobre a e-Platform 3.0 da BYD, utiliza a bateria chamada de Blade, que possui 8 anos de garantia.
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BYD Song Plus
O BYD Song Plus 2025 também recebeu melhorias que ampliaram sua autonomia no modo elétrico. Agora, o modelo percorre até 105 km sem utilizar o motor a combustão, um aumento de 55 km em relação à linha 2024. A atualização veio com uma bateria de maior capacidade, passando de 8,3 kWh para 18,3 kWh, e gerenciamento de energia mais eficiente. A autonomia geral também foi de 1.100 km para 1.200 km.
O BYD Song Plus 2025 mantém seu design imponente, com dimensões que favorecem o conforto e a praticidade. O modelo tem 4,80 metros de comprimento, 1,95 metros de largura e 1,70 metros de altura, oferecendo um bom espaço interno para até cinco passageiros, reforçado pelo entre-eixos de 2,80 metros. Além disso, o sistema híbrido plug-in combina um motor a combustão 1.5 e um motor elétrico, entregando uma potência total de 502 cv.
BYD Song Plus custa R$ 260 mil no mercado nacional e oferece equipamentos de assistência ao motorista e bom acabamento interno
Divulgação/BYD
O preço do BYD Song Plus 2025 no Brasil está em torno de R$ 259.990. Além da nova bateria e da melhoria na autonomia elétrica, o modelo conta com recursos de assistência ao motorista, como o sistema de condução semiautônoma, controle de cruzeiro adaptativo e um conjunto de sensores para prevenção de acidentes.
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Volvo EX40
O Volvo EX40 2025, antes conhecido como XC40 Recharge, ganhou autonomia em todas as suas versões. A Ultra agora conta com uma bateria de 82 kWh, elevando sua autonomia para 393 km, conforme o ciclo do Inmetro, enquanto a versão Plus, com a bateria de 70 kWh, oferta 364 km de alcance.
O preço do EX40 começa em torno de R$ 299.900. O modelo também vem com o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, além de uma central multimídia com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
Volvo EX40 mudou de nome para a linha 2025, mas visual continuou o mesmo
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O SUV médio tem 4,43 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,64 metros de altura, com entre-eixos de 2,70 metros. O EX40 é oferecido em duas versões: a Ultra, com dois motores elétricos que somam 408 cv de potência e 67 kgfm de torque, proporcionando uma aceleração rápida e uma experiência de condução dinâmica; e a versão Plus, com um motor traseiro de 238 cv e 42 kgfm, mais voltada para a eficiência e um desempenho equilibrado.
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Volvo EC40
Volvo EC40 tem autonomia de até 404 km em versão mais cara da linha 2025
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O Volvo C40 Recharge agora se chama EC40 e recebeu as mesmas melhorias aplicadas ao EX40. Na versão Ultra, a nova bateria de 82 kWh elevou a autonomia para 404 km no ciclo do Inmetro, um acréscimo de 51 km em relação à geração anterior.
A versão Plus, que conta com um motor traseiro de 238 cv e bateria de 70 kWh, agora pode rodar até 385 km com uma carga completa, enquanto antes a autonomia era de 357 km. Além disso, o tempo de recarga completa no carregador trifásico AC varia de 8 a 23 horas, dependendo da amperagem, enquanto carregadores monofásicos podem levar até 76 horas para uma carga total.
O Volvo EC40 2025, a versão repaginada do C40 Recharge, se destaca pelo design futurista e o excelente desempenho de suas versões elétricas. São 4,44 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,62 metros de altura. A versão Ultra tem dois motores elétricos que geram 408 cv de potência e 67 kgfm de torque, enquanto a versão Plus é equipada com um motor traseiro de 238 cv e 42 kgfm de torque.
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A recarga também foi otimizada: no carregador trifásico AC, a recarga completa pode variar de 8 a 23 horas, dependendo da amperagem, enquanto no carregador monofásico o tempo de recarga pode ser bem mais longo, chegando até 76 horas. O preço do EC40 inicia em torno de R$ 319.900, trazendo tecnologia de ponta, como a central multimídia com tela de 12,3 polegadas e sistema de condução semiautônoma.
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