John Deere também apresentou pulverizador inteligente de 36 metros e robô que economizará fertilizante Para quem pensa que a eletrificação de veículos se restringe a cidades e rodovias, a fabricante de veículos agrícolas John Deere mostrou na CES – maior feira de tecnologia do mundo – que é possível ser sustentável até com ferramentas no campo. E isso inclui uma escavadeira elétrica e um pulverizador que promete reduzir o uso de herbicidas.
A empresa norte-americana revelou o veículo elétrico junto de seu carregador portátil. A escavadeira 145 X-Tier – de tamanho médio – promete ter um custo muito mais baixo para as construtoras, já que dispenderão um valor menor com peças de reposição.
O princípio de funcionamento é o mesmo dos carros elétricos – com menos partes móveis no motor, a chance de quebra é mais baixa.
Veja também
Além disso, o veículo não emitirá gases de efeito estufa e promete ser extremamente silencioso, para o bem das vizinhanças dos canteiros de obra.
Por ora, não há estimativa de lançamento do veículo. Tampouco a fabricante deu detalhes sobre a potência do motor e a capacidade da bateria, embora já saibamos que serão fornecidas pela Kreisel Electric, empresa da qual a John Deere é acionista majoritária.
Pulverizador gigante
Pulverizador da John Deere utiliza 36 câmeras espalhadas na barra
Emily Nery
Quem também marcou presença no evento foi o gigantesco pulverizador 612R See & Spray Ultimate. Apresentado em março de 2022, o veículo tem proporções gigantescas. É equipado com tanque de 4.500 litros, motor de 9 litros que gera até 355 cv e uma barra para pulverização de 36 metros que utiliza 36 câmeras de monitoramento em sua extensão. Elas que conseguem escanear mais de 195 m² de uma só vez.
Pulverizador da John Deere atinge 56 km/h de velocidade máxima
Divulgação
Com a tecnologia, é possível localizar precisamente a terra com ervas daninhas que precisa ser pulverizada e, assim, usar uma quantidade menor de herbicidas. A montadora também oferece pulverizadores menores equipados com o recurso See & Spray.
Com uma proposta bem parecida, a empresa lançou na CES deste ano o Exact Shot, um minirobô que será integrado às plantadeiras da marca já na metade de 2023. A ideia do sistema é aplicar o fertilizante precisamente onde a máquina deposita as sementes. Considerando o plantio anual de milho nos EUA, a John Deere calcula que a tecnologia conseguirá economizar até 352 milhões de litros de fertilizante.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More