Será que o hatch é um bom seminovo? Veja as opiniões dos proprietários de um dos modelos mais vendidos do Brasil O VW Polo foi lançado no Brasil em 1997, inicialmente na versão Classic Sedã, que foi importada da Argentina para substituir o Voyage. Mas foi só em 2003 que o modelo realmente entrou no radar dos brasileiros, quando começou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP).
Em 2017, a Volkswagen lançou a atual geração, compensando um atraso de quase dez anos para o modelo europeu. As boas avaliações fizeram o Polo ser muito procurado no mercado de usados e seminovos, mas proprietários também reclamam do preço elevado, do comportamento do câmbio e do acabamento interno.
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“O Polo é o carro mais seguro e firme que já tive, principalmente dirigindo em velocidades mais elevadas na estrada”, diz o consultor de investimentos Gerson Capellari, proprietário de um modelo 2020 na versão Comfortline. “Pego a Rodovia dos Bandeirantes e nem percebo que estou acima da velocidade permitida. Ele anda muito!.”
Motor turbo é famoso pelos bons números de desempenho e consumo de combustível
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Antes do Polo, o consultor teve um Citroën C3, que foi oferecido como entrada (já falamos sobre ele). Atualmente o hatch alemão, comprado novo em 2020, está com 30 mil km rodados. “Quando fui procurar o Polo, queria comprar um Highline, mas ele estava muito caro”, revela Capellari. “Comprei a versão Comfortline com alguns opcionais, como central multimídia e as rodas de 17 polegadas.”
Keny Soares, estudante de Medicina em Brasília (DF), também relata que considerou o valor de seu Polo Comfortline 2021 elevado. “Paguei caro por ele, mas uso todo dia. Estudo muito longe da minha casa. Rodo em torno de 50 km por dia e ele vai bem”, afirma.
O interior do VW Polo parece simples sem a central multimídia VW Play e o painel de instrumentos digital
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As versões Comfortline e Highline saíam de fábrica com motor 1.0 turbo de 128 cv de potência e 20,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático Tiptronic de seis marchas. Esse motor não é mais oferecido no Polo, que sofreu um downgrade para manter o preço em um patamar mais baixo.
Apesar da boa reputação da família TSI, o Polo não fica isento de críticas. “Não acho que motor e câmbio conversam tão bem”, diz o administrador Eduardo Motta, que também é proprietário de um Polo Comfortline 2018 com 48 mil km rodados. Seu carro anterior foi um Honda Civic. “Algumas trocas de marcha são desnecessárias, principalmente em subidas. Sinto solavancos bem chatos.”
Polo Highline foi lançado no Brasil em 2017 na cor Amarelo Cúrcuma, que não chegou a aparecer nas lojas
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“Acho que o Polo é um pouco lerdo nas saídas. Ele tem um ‘lag’ no acelerador que me faz pisar sempre meio segundo antes do que seria ideal”, ressalta Capellari. Já Soares tem opinião diferente. “O Polo é bem tranquilo de andar, mesmo com cinco pessoas. Não tenho críticas sobre mecânica, pois faço 18 km/l na estrada”, afirma.
Consumo do VW Polo (2017 – 2022)
A vibração do motor – um tópico frequente nos carros com propulsores 1.0 turbo de três cilindros – também é notada pelos proprietários, mas não chega a incomodar. “Gosto de sentir o carro. Não curto modelos muito silenciosos, tanto que coloquei um escape novo para ele fazer um barulhão”, diz Capellari.
Outro ponto constantemente criticado no Polo é o acabamento interno, formado principalmente por plástico duro e alguns detalhes cromados ou preto brilhante. “Encontrei algumas rebarbas nos painéis das portas. Também ouço ruídos no tampão do porta-malas e no banco do passageiro”, diz o técnico Matheus Lima, dono de um Polo 1.6 MSI 2019 com câmbio manual e 50 mil km rodados. Nessa configuração, o hatch desenvolve 110 cv de potência e 16,1 kgfm de torque.
Interior do Polo dispensa variedade de materiais e foca no plástico duro
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Capellari, por outro lado, considera que o acabamento do Polo é compatível com o preço. “Se fosse um carro de R$ 100 mil, acho que precisaria ser melhor. Mas paguei em torno de R$ 70 mil, então estou satisfeito”, diz.
Soares concorda e afirma que o acabamento do Polo é adequado para a categoria. “Nada me desagrada. Não tenho críticas sobre a qualidade dos materiais.”
A elevação dos preços do Polo 0 km desencoraja a aquisição de modelos novos por parte dos donos. “Meu plano era trocar de carro a cada dois anos, mas o valor subiu muito. Vou continuar com o meu”, diz Capellari. “Os preços de todos os carros subiram. Não acho que seja um problema exclusivo do Polo”, ressalta Lima.
Os depoimentos comprovam que o Polo é um carro excelente pelas impressões de seus donos, mas que não passa de ano com nota 10. Bom desempenho do motor, dirigibilidade, economia de combustível e conforto são os pontos positivos, e acabamento e comportamento do câmbio automático são pontos que poderiam ser melhores.
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