Disponível desde 2012, nas versões hatch e sedã, carro de entrada da Toyota saiu de linha em 2021 A concorrência interna do Yaris e a necessidade de abrir espaço para o Corolla Cross na fábrica de Sorocaba (SP) obrigaram a Toyota a tirar de linha o Etios no Brasil em abril de 2021. No entanto, mesmo sem estar no mercado zero km, o exemplar ainda é um modelo muito buscado por quem procura um carro usado/seminovo.
Confortável, econômico e com raros problemas mecânicos, este é um resumo das opiniões dos donos de um Toyota Etios. Em geral, a montadora japonesa parece ter agradado seus compradores, ainda que o visual e alguns erros nos pacotes de equipamentos nos primeiros anos tenham manchado a imagem do modelo no país.
Veja também
O professor Guilherme Alves, de 21 anos, natural de Brasília tem em sua garagem um Toyota Etios Sedan XLS Platinum 1.5 2015. Ele usa o veículo diariamente para se locomover até a escola, seu local de trabalho e diz estar muito feliz com a compra.
Para o professor, o preço de compra foi justo. Além disso, o baixo custo de manutenção é outro fator positivo. Alves diz que nunca precisou levar o carro ao mecânico por conta de problemas.
‘’Estou extremamente feliz com a compra. Acho que é um carro sensacional. Em relação ao preço de compra (R$ 44 mil), achei muito condizente com o que o automóvel oferece. O veículo também nunca deu nenhum problema na minha mão’’, completa.
Toyota Etios Sedan XLS Platinum 1.5 (Flex) 2015 do Guilherme Alves
Acervo pessoal
Por fim, o professor ressalta dois tópicos, um positivo e outro negativo: economia de combustível e falta de um computador de bordo. ‘’Em média, o carro faz uns 14 km/l na cidade e até 17 km/l na estrada, uma média boa. Eu só adicionaria ao veículo um computador de bordo com marcação de consumo. O carro não tem isso, mas acho que é um detalhe muito importante que falta neste modelo.’’
Luca Massari, de São Paulo, reforça o discurso do professor de Brasília. O modelo do paulistano é o XS 1.5 2016. ‘’Sempre me deixou muito feliz pelo fato de ser bastante econômico. Na estrada, o carro chegava a fazer 18 km/l, o que era muito bom já que eu trabalhava fora de São Paulo, em Guarulhos”, ressalta.
O jovem de 20 anos diz que, quando for trocar de carro, pretende escolher um outro Etios. ‘’Ele nunca deu problema, sempre me deixou muito satisfeito. O veículo é também um carro muito confortável e simples de estacionar. Se eu vendesse ele, eu compraria um outro Etios, um modelo 2020, por exemplo’’.
Toyota Etios XS 1.5 (Flex) 2016 do Luca Massari
Acervo pessoal
Zizelda Ribeiro, de 54 anos, natural de Minas Gerais, compartilha com seus dois filhos um Etios hatch XS 1.5 2018. A mineira, que em geral gosta do carro, comenta que a escolha de comprar o modelo se deu muito pelo motivo do carro ser da Toyota, tendo em vista que anteriormente ela havia tido um Corolla que a agradou muito, principalmente pelo baixo custo com manutenção.
‘’Acho que o preço vale a pena, principalmente por ter o nome Toyota. Eu já tive um Corolla antes e sei que carros da marca não dão problemas mecânicos, por isso escolhi o Etios. E realmente, ele nunca me apresentou problemas nesses dois anos que estamos juntos.’’
Nem tudo são flores. Ribeiro faz duas críticas ao carro. A primeira é a falta de uma tampa no espelho do corta sol do motorista, considerado por ela, um item essencial. Segundo Zizelda, ‘’quando você abaixa o protetor de sol, você fica de frente a um espelho na altura de seus olhos, o que te atrapalha muito a dirigir’’.
Etios Hb Xs 1.5 Mt 2018 da Zizelda
Acervo pessoal
A outra é um pouco mais séria e fala sobre a embreagem. ‘’O pedal da embreagem pega um pouco. Então, quando você tem que fazer um arranque, para entrar no fluxo de uma via, por exemplo, dificulta a saída rápida do carro’’.
Por sua vez, a química Luzia Peres Novaki, de 59 anos, moradora de São Paulo tem o modelo mais recente citado nesta matéria, um Etios sedã X 1.5 2020. A opinião da proprietária sobre o carro também é positiva.
Toyota Etios Sedan X 1.5 (Flex) 2020
Divulgação
Mas a paulista se queixa da estabilidade do carro. ‘’O porta-malas é grande e quando fica cheio, o carro perde estabilidade acima de 100 km/h”. Novaki diz também que ‘’gostaria que a abertura de porta-malas fosse elétrica para poder acionar de longe’’.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More