Medida vale a partir da próxima quinta-feira para todos os modelos produzidos em outros países; Brasil não envia carros aos Estados Unidos O presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (2) uma série de tarifas para diversos produtos que chegam importados ao país, no ato que ficou conhecido como tarifaço. A primeira medida anunciada pelo mandatário foi para veículos.
A partir desta quinta-feira (3), todos os veículos importados vão pagar 25% de imposto para serem vendidos nos Estados Unidos. “A Toyota vende muitos carros nos Estados Unidos, mas a GM não vende quase nenhum no Japão”, disse o mandatário, ao justificar a medida.
Trump também anunciou que veículos produzidos nos Estados Unidos poderão ser financiados com juros mais baixos, mas não detalhou o plano.
Nissan é uma das empresas japonesas que produzem veículos nos Estados Unidos
Nissan/Divulgação
Vale lembrar que Toyota, Honda e Nissan, que estão entre as marcas que mais vendem carros no país, têm fábricas nos Estados Unidos. O mesmo vale para fabricantes de luxo, como Mercedes-Benz, BMW e Volvo, todas instaladas no país.
O país que mais deve sentir a nova tarifa de veículos importados é o México. Isso porque, dos mais de 4 milhões de carros feitos no país em 2024, 2,8 milhões foram para os Estados Unidos. Isso representa 70%.
Ford Maverick é feita no México e vendida nos Estados Unidos
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Vários modelos relevantes para o mercado norte-americano são feitos no vizinho. É o caso de Ram 2500 e 3500, Toyota Tacoma, Chevrolet Equinox, Ford Bronco Sport e Maverick, Volkswagen Tiguan e Nissan Sentra.
“A retaliação, como o próprio Trump explicou em algum momento, é para equalizar uma distorção encontrada na balança comercial como um todo. Para o México, podemos esperar diminuição da produção, desemprego e fechamento de fábricas. Não deve acontecer de forma absoluta a partir de amanhã, mas ao longo dos próximos 2 anos. Trump deseja concentrar a produção nos EUA e por isso irá prejudicar seus parceiros de longa data, em especial México e Canadá”, explicou Milad Kalume Neto, consultor automotivo.
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E o Brasil?
Atualmente, o Brasil não exporta automóveis para os Estados Unidos. O contrário, no entanto, acontece. Mas apenas em modelos mais caros. Entre os carros que chegam importados por aqui estão os Ford Mustang e F-150, Jeep Gladiator, Grand Cherokee e Wrangler, Ram 1500 e BMW X6, todos acima de R$ 500 mil.
Kalume ressalta que o efeito no Brasil será muito pequeno, exatamente por não enviamos veículos para lá. “Os veículos importados dos EUA já são taxados em 35% como qualquer outro veículo estrangeiro com países que não temos acordos. Assim, de 0% passaríamos a pagar 25% por algo que pouco (ou nada) exportamos”, completou.
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