Consumer Electronic Show (CES) 2023 acontece em Las Vegas e traz inovações que devem fazer parte da nossa realidade nos próximos anos A Consumer Electronic Show (CES) está de portas abertas para apresentar mais uma edição da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos. O evento, que acontece de 5 a 8 de janeiro, em Las Vegas, expõe as visões das fabricantes de carros e de empresas gigantes da tecnologia sobre como será o futuro da mobilidade.
Em 2023, mais de 100 mil participantes de diversos países do mundo são esperados para conhecer as inovações que devem fazer parte da nossa realidade nos próximos anos.
Entre elas, criações da indústria automotiva, como carros e ônibus autônomos, veículo que muda de cor, picape que segue o dono e até recursos para melhorar a vida de motoristas e passageiros.
Veja também
Confira a seguir as 11 invenções mais legais apresentadas na CES 2023:
Sedã da BMW que muda de cor
Carroceria do BMW i Vision Dee é revestida por 240 partículas de tinta
Divulgação
Uma das principais atrações da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos foi o conceito de veículo elétrico da BMW que muda de cor. O sedã da fabricante alemã, chamado de i Vision Dee, consegue alterar o tom da carroceria em até 32 cores e é equipado com um assistente virtual que pode demostrar emoções.
Outra inovação interessante do protótipo é a nova geração do Head-Up Display, que poderá mostrar informações sobre o trajeto e até mesclar a visão com realidades virtuais, que podem ser projetadas nas janelas do veículo. O modelo servirá de inspiração para os carros da marca que serão lançados a partir de 2025.
Conceito Inception da Peugeot
Conceito Inception da Peugeot promete ser um dos carros com maior autonomia já criados
Divulgação
A Peugeot foi outra fabricante que escolheu a CES 2023 para revelar seu novo conceito de carro elétrico. O Inception é um sedã de quatro lugares que deve inspirar os veículos da marca francesa lançados a partir de 2025.
Além de todo o visual futurista e do volante retangular, o protótipo ainda é equipado com dois motores elétricos que geram nada menos que 680 cv de potência e fazem o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos. A autonomia declarada é de 800 km.
O tempo completo do carregamento não foi revelado, mas a Peugeot afirma que é possível rodar 150 km em apenas cinco minutos de recarga em estações de abastecimento rápido. Além disso, há carregamento por indução, o que elimina a necessidade de cabos.
Novos recursos do Android Auto
Novo Android Auto tem painel mais intuitivo para ajudar o motorista
Divulgação
Entre os destaques do setor automotivo apresentados na CES 2023 também está a atualização do Android Auto. O sistema operacional do Android utilizado nos automóveis traz um layout do painel mais intuitivo e passa a ser ainda mais compatível com as principais fabricantes de carros.
Além disso, há novos recursos, como lembretes de chamadas perdidas, compartilhamento rápido de horário de chegada, acesso instantâneo a músicas e o compartilhamento da chave de carro digital com amigos e familiares.
Carro com sistema autônomo da Sony e Honda
Protótipo da Afeela deve chegar às ruas em 2026
Divulgação
A parceria entre Sony e Honda no setor automotivo também ganhou novos capítulos durante a CES 2023. As gigantes japonesas rebatizaram a companhia criada em conjunto como Afeela e revelaram seu primeiro protótipo.
O sedã deve ser equipado com sistemas autônomos de níveis 2 e 3 e ter nada menos que 45 câmeras e sensores. Outra novidade do veículo é a navegação em realidade aumentada por meio do gráfico Unreal Engine, da Epics Games. As primeiras entregas do carro elétrico devem ocorrer em 2026 na América do Norte.
Ônibus autônomo da Pininfarina
Mover é o ônibus autônomo apresentado pela Pininfarina
Divulgação
E se os carros autônomos tomaram conta das novas invenções, por que os ônibus não podem seguir o mesmo destino? Foi exatamente isso que a Pininfarina pensou na hora de lançar o Mover, uma espécie de van que não precisa de motorista para se locomover.
A ideia da fabricante é que o protótipo retangular seja usado em aplicativos de carona, mas a marca também deixa claro que o Mover pode ser utilizado para transportar passageiros em aeroportos e parques, por exemplo. Por isso, a velocidade é limitada em 59 km/h e a autonomia é de quase 290 km. O ônibus autônomo deve começar a ser fabricado em 2025.
Carro voador da Stellantis
Carro voador da Stellantis – Midnight
Divulgação
Dona da Fiat, a Stellantis foi além e anunciou que vai expandir sua parceria com a Archer Aviation para começar a se aventurar na fabricação de carros voadores a partir de 2024. Nesse caso, o veículo em questão vai ser chamado de Midnight e deve servir como táxi aéreo nos próximos anos.
O protótipo é alimentado por seis baterias independentes, cada uma suportando um par de motores elétricos. Assim, o alcance anunciado é de 160 km, mas a fabricante promete viagens de curtas distâncias, ou seja, algo entre 30 km e 80 km.
O tempo de carregamento deve ser de aproximadamente 10 minutos entre cada jornada e a velocidade máxima é de 240 km/h.
Sistema de monitoramento da Harman
Sistema de monitoramento da Harman consegue analisar bem-estar dos motoristas sem contato de sinais vitais
Divulgação
A Harman, uma das empresas da Samsung especializada em tecnologia de automóveis, também revelou na CES 2023 um conjunto de recursos criados para melhorar a saúde e a segurança de motoristas e passageiros.
O sistema avançado de monitoramento consegue medir a atividade ocular e identificar a frequência cardíaca e respiratória para determinar o estado de bem-estar dos motoristas. Assim, a tecnologia é capaz de fornecer rotas alternativas e sem engarrafamentos, por exemplo, para ajudar a aliviar o estresse.
Há ainda um conjunto de sensores dentro da cabine para que o veículo detecte se uma criança foi deixada sozinha no banco traseiro.
Ram 1500 elétrica que segue o dono
Ram 1500 Revolution BEV Concept será lançada em 2024
Divulgação
E se você achou que as caminhonetes não iam ser lembradas na CES 2023, saiba que está enganado. Isso porque a Ram revelou um conceito da versão elétrica da 1500 durante a feira de tecnologia.
Chamado Revolution, o protótipo tem linhas futuristas que também estarão presentes em outros produtos da marca, ditando uma nova linguagem de design.
A picape é repleta de recursos inovadores. Um deles é o projetor externo, capaz de exibir imagens e transformar grandes ambientes em um cinema a céu aberto. Já o “Modo Sombra” é uma função na qual o carro é capaz de seguir o motorista quando este está andando do lado de fora da picape.
O que ainda não se sabe é se todos esses recursos estarão disponíveis na versão de produção, que será lançada nos Estados Unidos em 2024.
Cabine do futuro da Chrysler
Cabine do futuro da Chrysler tem central multimídia de 37,2 polegadas
Divulgação
O setor automotivo também foi presentado com o conceito de uma espécie de cabine do futuro durante o evento. Isso porque a fabricante americana Chrysler apresentou o chamado Chrysler Synthesis, uma tecnologia que será integrada nos carros elétricos da empresa a partir de 2025.
Durante a feira, a marca permitiu que os visitantes conhecessem de perto o protótipo de dois lugares. O painel é equipado com duas telas que totalizam nada menos que 37,2 polegadas. No entanto, o mais inovador é a inteligência artificial, que permite que o carro aprenda a mostrar informações de acordo com os hábitos dos usuários.
Táxi autônomo da Hyundai
Hyundai Ioniq autônomo será táxi em Las Vegas, nos Estados Unidos
Divulgação
A Hyundai não ficou para trás durante a edição de 2023 da Consumer Electronic Show (CES) e aproveitou para revelar o novo Ioniq 5 autônomo. O veículo dispensa um motorista e funcionará de forma totalmente digital a partir do fim do ano, quando será incorporado ao serviço de táxi de Las Vegas (EUA).
Chamado de Ioniq Robotaxi, o carro autônomo é capaz de reconhecer objetos na pista e ainda consegue mudar de faixa e frear sem causar acidentes ao prever o movimento de um outro veículo. Para isso, o modelo tem mais de 30 sensores e um sistema operacional moderno para gerenciar todos os dados.
Primeiro sedã elétrico da Volkswagen
Volkswagen ID.7 é o primeiro sedã elétrico da fabricante alemã
Divulgação
Quem também fez parte da maior feira de tecnologia dos EUA foi a Volkswagen. A fabricante alemã apresentou, pela primeira vez, o ID.7 (saiba mais). O sedã é uma espécie de sucessor (elétrico) do clássico Passat, mas tem porte semelhante ao Tesla Model S.
O principal destaque do carro é a chamada “camuflagem digital”, ou melhor, adesivos que foram feitos para que possam ser iluminados com cores diferentes. A Volkswagen não liberou muitas informações, mas disse que o modelo terá cerca de 700 km de autonomia e será revelado no segundo semestre deste ano.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More