Autoesporte faz comparativo entre novo sedã da Honda e SUV queridinho da Toyota Já dissemos que o Honda Civic não era mais o mesmo. Híbrido, importado, mais caro e refinado, deixou a antiga rivalidade com o Toyota Corolla no passado. Por isso, você não verá mais um comparativo entre os dois sedãs. Resolvemos comparar o Honda com modelos que se aproximam de sua atual proposta. Neste caso, com o Corolla Cross.
A comparação com um SUV pode parecer estranha, mas é preciso considerar que o mercado de sedãs médios tem definhado. Tanto que, em 2022, o Corolla Cross vendeu praticamente o mesmo que a opção de três-volumes.
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Percepção de valor é um conceito de marketing que relaciona o preço de um produto e o nível de satisfação do público com tal bem. Quanto mais satisfeito o cliente está, mais ele acha que esse produto vale. E quase nenhuma outra fabricante usa tão bem isso a seu favor como a Toyota.
Primeiro porque desde os tempos do rústico Bandeirante a marca goza de uma fama de carros inquebráveis. Mais recentemente, conseguiu levar o prestígio do sedã Corolla para o segmento de SUVs médios com o Corolla Cross.
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Murilo Góes
O utilitário é inferior tecnicamente em alguns aspectos, mas custa quase R$ 20 mil a mais do que o sedã da marca. E vende praticamente o mesmo do que o modelo mais tradicional. Tudo é uma questão de percepção de valor. Mas será que essa lógica se aplica ao Civic?
Vale a pena gastar quase R$ 40 mil a mais e escolher o Honda em vez do Toyota?
Sem discurso de marqueteiro, sejamos objetivos. Vale. E vale muito. A começar pelo eficiente conjunto eletrificado. O e:HEV da Honda combina o motor 2.0 de injeção direta a gasolina de 143 cv com dois elétricos. Só um traciona as rodas, com 184 cv.
O outro é abastecido pela unidade a combustão e carrega a bateria. Na maior parte do tempo, a propulsão é elétrica. Apenas em velocidades de cruzeiro, acima de 100 km/h, o quatro-cilindros traciona as rodas dianteiras. Praticamente em nenhuma situação os dois atuam juntos, o que explica o fato de a Honda divulgar potência e torque separadamente.
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Murilo Góes
O conjunto da Toyota é mais “convencional”: um motor 1.8 de 101 cv e outro elétrico de 72 cv. Eles podem atuar de forma conjunta ou separadamente. Combinados, entregam modestos 122 cv.
Apesar de ser o primeiro híbrido flex do mundo, o carro usa esse sistema que existe desde 2009 praticamente sem mudanças. E faz o Corolla Cross parecer um jabuti correndo contra a lebre. Leva quase 6 segundos a mais do que o Civic para ir até 100 km/h. Esse cenário se repetiu em todos os ensaios de desempenho.
Corolla Cross leva quase 6 segundos a mais do que o Civic para ir até 100 km/h
Murilo Góes
Além de poder chegar antes (sem estourar os limites de velocidade), o dono do Civic vai terminar uma viagem mais descansado, já que os bancos oferecem melhor apoio para o corpo. E mais feliz, uma vez que a Honda conseguiu um excelente compromisso entre uma carroceria estável e a suspensão macia. O Corolla é muito confortável, mas o acerto mole demais pode irritar.
No consumo, surpreendentemente, os dois quase se equivalem — pelo menos de acordo com os dados do Inmetro (veja na tabela no final). Em nosso padrão de medição, o Civic registrou quase 27 km/l na cidade. Como a Toyota não disponibilizou o Corolla Cross, a comparação não é possível.
Bancos do Corolla Cross não oferecem tanto apoio para o corpo como os do Civic
Murilo Góes
Na lista de equipamentos eles se aproximam: oferecem frenagem automática de emergência, correção de saídas de faixa e ACC. Mas o funcionamento é mais suave no Honda, que inclui a função stop and go no ACC. O Civic tem cabine moderna, bonita e elegante. A ergonomia é quase imbatível.
Já o Corolla Cross… tem o ultrapassado freio de estacionamento no pé. A única chance para o Toyota envolve o bolso. Apesar de ter revisões mais caras, o Corolla Cross tem peças e seguro mais acessíveis. Ainda assim, ao menos para esse que vos escreve, o Honda Civic entrega uma percepção de valor muito maior.
Cabine do novo Honda Civic é mais conservadora e traz linhas horizontais
Murilo Góes
Conclusão
Retrospecto do Civic é positivo e venceu Corolla Cross. O novo sedã não será um campeão de vendas como a geração lançada em 2006. Importado da Tailândia e híbrido, custa bem mais do que o antigo rival, Corolla.
Como também ficou mais refinado e tem ótimos desempenho e consumo, passou a encarar novos concorrentes. A distribuição ainda é limitada, mas tudo indica que as poucas unidades disponíveis serão vendidas rapidamente. O modelo mostra-se uma boa opção diante do Corolla Cross. Mesmo sendo mais caro.
Toyota Corolla Cross X Honda Civic
Por enquanto, o Civic está sendo vendido em 12 cidades: São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador, Manaus e Fortaleza
Murilo Góes
Compare o Civic com o rival Corolla Cross:
Honda Civic x Toyota Corolla Cross
*Cotação feita pela minuto seguros, com base em um perfil de homem e mulher de 35 anos, residentes na cidade de São Paulo.
Dados da montadora
Itens
Agradecimentos: Shopping Praça da Moça — Rua Manoel da Nóbrega, 712, Diadema/SP
Seminovos movida — www.seminovosmovida.com.br
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